Publicidade

MARK CERNY

Gostou? Compartilhe!
Mark Cerny
Imagem: Divulgação.
Publicidade

Nascido em 24 de agosto de 1964, Mark Cerny é um designer, programador, produtor e executivo de entretenimento americano do mercado gamer. Figura famosa no meio, Cerny está no meio desde os anos 80, e atualmente é o grande nome por trás da arquitetura do PlayStation 5.

Veja também:

    Trabalhos anteriores

    Mark Cerny já colaborou com suas habilidades de programador, produtor, designer e empresário para empresas como AtariSega Crystal Dynamics . Pela Sony, Cerny trabalhou por mais de 20 anos ao lado de Ken Kutaragi, considerado o pai do PlayStation.

    Dentre suas inúmeras colaborações na empresa, somam-se os cargos arquiteto-chefe dos sistemas PlayStation 4 (PS4) e também do PlayStation Vita (PS Vita);

    Continua depois da Publicidade

    Colaborações em jogos

    Major Havok (1983, arcade) Programador, Designer

    Marble Madness (1984, arcade) Programador, Designer

    Shooting Gallery (1987, Master System) Programador, Designer

    Missile Defense 3D (1987, Master System) Programador, Designer

    Shanghai (1988, port para Master System) Programador

    California Games (1989, port de Master System) Programador

    Dick Tracy (1990, Genesis) Programador, Designer

    Kid Chameleon (1991, Genesis) Programador, Designer

    Sonic the Hedgehog 2 (1992, Genesis) Produtor

    Crash ‘N Burn (1993, 3DO) Programador, Designer

    Total Eclipse (1994, 3DO) Programador, Designer

    Disruptor (1996, PlayStation) Produtor Executivo, Designer

    Crash Bandicoot (1996, PlayStation) Produtor Executivo

    Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997, PlayStation) Produtor, Designer

    Spyro the Dragon (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer

    Crash Bandicoot 3: Warped (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer

    Spyro the Dragon 2: Rage Ripto (1999, PlayStation) Produtor Executivo

    Crash Bash (2000, PlayStation) Produtor, Designer

    Spyro: Year of the Dragon (2000, PlayStation) Consultor de Projeto

    Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001, PS2) Programador

    Ratchet and Clank (2002, PS2) Designer

    Jak II (2003, PS2) – Programador, Designer

    Ratchet & Clank: Commando Indo (2003, PS2) Designer

    Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (2004, PS2) Consultor de Projeto

    Resistance: Fall of Man (2006, PS3) Consultor de Projeto

    Uncharted: Drake Fortune (2007, PS3) Consultor de Projeto

    Ratchet & Clank: Tools of Destruction (2007, PS3) – Consultor de Projeto  

    Resistance 2 (2008, PS3) Designer

    God of War III (2010, PS3) Consultor de Projeto

    Killzone 3 (2011, PS3) Consultor de Projeto

    Prêmios

    2004 – prémio Lifetime Achievement Award, atribuído pela International Game Developers Association;

     2010 – Inserido no “Hall of Fame” da Academy of Interactive Arts & Sciences.

    CONTEÚDO RELACIONADO