Já tem um tempo que os brasileiros estão se entregando ao hábito de comprar todo tipo de coisa online (todo tipo de coisa MESMO). E com a pandemia de COVID-19, isso ficou ainda mais intenso, mas isso também tem um efeito colateral: os golpes virtuais que pegam em cheio internautas descuidados .
Veja também:
Páginas falsas, links que não marcam o preço final, produtos piratas, enfim, são muitos os cuidados que os compradores precisam ter diante da sua tela. Confira 5 passos para evitar ao máximo possível golpes que podem marcar negativamente sua experiência de compra online:
1 – Fuce tudo da empresa
Buscar referências quanto ao site que está acessando é essencial, e as redes sociais permitem essa busca de referência. Procure depoimentos de pessoas que já utilizaram aquele serviço;
2 – Confira seus canais de comunicação
Entre em contato com a empresa pelos canais de comunicação disponíveis como: telefone, WhatsApp, e-mail etc.;
3 – Tem no Brasil?
Identifique se a empresa está no Brasil, se tem um CNPJ, se de fato é legalizada e real. Não há nada mais aflitivo do que precisar reclamar e ser atendido por alguém falando em mandarim ou num inglês cheio de sotaque.
4 – Certificados de segurança
Esteja atento aos certificados de segurança do site. O cadeado de segurança na barra do navegador indica que o site segue todas as normas de segurança para navegação;
5 – Puxe a ‘Capivara’ da empresa
Verifique o histórico dessa empresa, veja os problemas que já teve, vá no Reclame Aqui (que é acionado até no caso dos games) Temos sites que facilitam e controlam essas informações como Reclame Aqui, que contribuem para esse filtro.
Via Intersena