A Apple possui uma nuvem de 8 milhões de terabytes e um apelido irônico

Publicado em 10/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta não é uma notícia para humilhar qualquer pen drive e até mesmo o super hd de vidro da Universidade de Southampton, no EUA. De acordo com o as informações de mercado levantadas pelo 9to5Mac, a Apple tem o que se pode chamar realmente de um baita espaço para guardar os dados de sua empresa.

Isto porque a maçã do finado Steve Jobs conta com uma nuvem de nada menos que 8 exabytes de dados, o equivalente a 8 milhões de TB, ou todos os pen drives da Terra (não sabemos). E o mais impressionante é que essa nuvem só cresce.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E se ela só cresce, quem ganha é o Google, que hospeda todo esse conteúdo através do seu serviço Google Cloud. A Apple registrou um aumento de 50% nos gastos com Google Cloud em comparação anual com 2020, disse um funcionário da companhia ao The Information.

O preço da nuvem e seu apelido

300 milhões de dólares, ou 1,5 bilhão de reais, ou todos os pen drives da Terra, continuamos sem saber, mas o fato é a Apple (que já vale mais de 1 trilhão de dólares no mercado) gastou isso tudo só com o serviço em 2020. E diante dessa monstruosidade de dados, há uma piada interna entre os funcionários do Google que parece fazer jus à importância do cliente:

Pé grande é como chamam a nuvem que guarda tudo isso por lá, de acordo com o The Information. Talvez um nome mais pertinente fosse Gigante, mas aquele do conto “João e o pé de Feijão” que mora justamente numa nuvem e se alimenta de gente. Ok, talvez não.

Quem segura a chave de uma empresa de mais de 1 trilhão

Eis aí uma emoção que nem o Google quer ter na mão. Mesmo colocando todo o seu iCloud na nuvem do Google, a segurança dessas informações ainda é 100% responsabilidade da Apple, que maneja as chaves de segurança.

Só para efeitos de comparação, a segunda nuvem mais pesada no Google é a dos chineses do Tik Tok, comandados pela ByteDance, que aluga um espacinho de 500 petabytes, algo como 500 mil TB, ou cerca de 16 vezes menos que a nuvem da Apple, ou… 1/16 de todos os pen drives do mundo. Uma hora dessas a gente descobre.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio