Anunciada bolsa de 15 mil euros para pesquisas sobre jogos de tabuleiro; veja como participar

Publicado em 28/1/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Líder no mercado internacional dos jogos de tabuleiro, o Grupo Asmodee, que atua no Brasil através da Galápagos, promove no dia 27 de janeiro, por meio do programa Game in Lab, uma chamada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. 

Em busca de projetos que envolvam os jogos analógicos, o programa de apoio à pesquisa tem bolsas de aproximadamente 100 mil reais (15 mil euros). Por mais um ano, o Game in Lab oferece vagas destinadas a pesquisadores internacionais que apresentem estudos, seja de ciências básicas ou aplicadas, que envolvam o uso de jogos de tabuleiro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última edição, o Brasil foi o país que mais teve projetos inscritos, sendo um deles – o liderado pela Ariela Holanda – contemplado pela iniciativa. As aplicações devem ser submetidas através do portal oficial do programa (em inglês), que também contém os pré-requisitos que os projetos devem atender. 

A agenda do Game in Lab 2021 consiste nas seguintes etapas:

27/01/2021, 12:00 (horário de Paris) – Abertura do edital e início das inscrições;

16/04/2021, 12:00 (horário de Paris) – Encerramento das inscrições;

Junho/2021 – Comitê de seleção

Julho a setembro/2021 – Apresentação e assinatura de acordo entre as partes

Outubro/2021 – Início do projeto 

Interessados poderão se informar sobre projetos contemplados em edições anteriores – incluindo o estudo brasileiro vencedor do edital 2020 – pelas apresentações feitas durante o 2nd Game in Lab Symposium.

Com palestras em inglês e francês, o conteúdo pode ser assistido no canal oficial de Youtube do Game in Lab

Sobre o Game in Lab 

O Game in Lab foi criado pelo Grupo Asmodee em 2018, numa parceria com o Innovation Factory, um cluster francês focado em inovação. O objetivo da iniciativa é explorar os efeitos sociais e cognitivos dos jogos de tabuleiro para o ser humano. 

O programa está estruturado em três objetivos principais: (a) apoio financeiro a projetos de pesquisa sobre jogos de mesa; (b) criação e desenvolvimento de uma comunidade diversa, com pesquisadores e jogadores pelo mundo; e (c) compartilhamento de conhecimento científico com um público mais amplo. 

Apesar de ser um programa recente, o Game in Lab já possui projetos sendo apoiados pela iniciativa, dentre eles uma pesquisa que tem por objetivo catalogar os efeitos da prática lúdica no bem-estar e nas habilidades cognitivas de idosos com doenças degenerativas.

Para isso, diferentes jogos de tabuleiro são testados e adaptados às restrições e necessidades dos participantes do projeto. “Como um líder cheio de ideias, o Grupo Asmodee busca, por um lado, trazer os melhores produtos possíveis ao mercado e, por outro, compreender os impactos de nossa atividade na indústria e em seus jogadores”, diz Mikaël Le Bourhis, diretor da Asmodee Research.

“Com isso em mente, a Asmodee Research foi criada em 2018. […] Nosso propósito é unir o hábito de jogar com questões educativas, pesquisa e encontrar aqueles que sabem que o hobby tem benefícios que ultrapassam o simples entretenimento”, completa.

Leia também:

https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/atari-e-classicos-de-arcade-ganham-servico-de-streaming
https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/the-lord-of-the-rings-gollum-e-adiado-2022
https://observatoriodegames.uol.com.br/playstation/ps4/mortal-kombat-11-confira-as-atualizacoes-da-vez
https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/na-europa-cambistas-de-ps5-estao-se-antecipando-ainda-mais-entenda
https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/humilhado-por-adversario-de-14-anos-proplayer-de-fifa-21-toma-11-a-0-perde-a-linha-e-punido-e-larga-tudo
https://observatoriodegames.uol.com.br/analise/artigos/confira-10-cenas-de-sexo-que-paralisaram-os-games-4
https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/roteirista-de-mortal-kombat-esta-criando-filme-de-space-invaders-do-atari
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio