Dependendo de quem estiver avaliando, todas as vitórias são contestáveis numa premiação de games. Contudo, se há uma categoria que ninguém chegou perto de reclamar no The Game Awards de 2020, foi à dada para The Last of Us 2 no quesito Acessibilidade.
Veja também:
Diante de uma vasta opção de recursos que tornou capaz a experiência de jogo para pessoas com vários tipo de deficiência, o o prêmio entregue ao estúdio Naugthy Dog foi considerado em boas mãos, principalmente por parte de quem avaliou isso de perto, como foi o caso do streamer Steven Saylor.
Steven, que é considerado cego por ter baixíssima visão, trabalha como consultor de acessibilidade em videogames e atua como editor de mídia do Can I Play That, um site dedicado para compartilhar experiências de gamers com algum tipo de deficiência.
O streamer recebeu acesso antecipado ao jogo para poder dar seus apontamentos críticos, e o resultado foi o mais emocionante possível. Relembre o momento:
Em sua postagem no Twitter, Steven falou mais sobre a experiência:
“Eu relutei em postar isso. Gravei minha reação quando vi pela primeira vez as configurações de acessibilidade em The Last of Us Part 2, pensando que seria um vídeo divertido para a posteridade. Eu não esperava isso. É por isso que fazemos o que fazemos. Obrigado, Naughty Dog.”
Estúdio recebe o feedback
Desenvolvedores do Naughty Dog viram o tweet de Saylor, e se manifestaram sobre a gratificante reação do canadense. Robert Krekel, líder de áudio no estúdio, postou um tópico sobre como o design de áudio permite que as pessoas joguem o jogo inteiro, mesmo que sejam completamente cegas. Confira alguns trechos do profissional:
“Você pode jogar o game praticamente inteiro apenas através do áudio. Um de nossos talentosíssimos designers, Justin Mullens, passou muito tempo criando um conjunto completo de ferramentas de som para ajudar jogadores cegos e com baixa visão. É impressionante o quão bem isso funciona.
“Implementamos um sistema completo de conversão de texto em fala e garantimos que ele fosse compatível com todas as palavras e frases necessárias. É extremamente abrangente e não é algo que eu vi um único jogo fazer, como geralmente é feito no nível da plataforma” diz Krekel, ciente de que ainda mais pode ser feito por essa parcela de jogadores.
“Demos um grande passo em The Last of Us Part 2 com acessibilidade, mas não estamos satisfeitos. Continuaremos a evoluir e melhorar esses sistemas nos próximos projetos. O objetivo é que qualquer pessoa consiga terminar nossos jogos. Jogos são para todos.“
Outros prêmios
Além de prêmio de melhor jogo do ano, a aventura de Joel e Ellie também conquistou o prêmio de ‘Melhor Jogo de Ação e Aventura’, ‘Melhor Design de Som’, ‘Acessibilidade’ e ‘Melhor Direção’. Confira os outros premiados da noite:
Final Fantasy 7 Remake – Melhor Trilha Sonora
TLOU 2 – Melhor Jogo de Ação e Aventura
Animal Crossing: New Horizons – Melhor jogo de família
Fall Guys – Melhor suporte de comunidade
Phasmopobia – Melhor jogo inédito
League of Legends – Melhor Jogo de E-Sports
Zonic – Melhor treinador de Esports
Mundial de LoL – Melhor evento de Esports
Sjokz – Melhor Host de Esports
G2 Esports – Melhor time de Esports
Showmaker – Melhor atleta de Esports
Laura Bailey – Melhor Performance Abby TLOU2
No Man’s Sky – Melhor Jogo em Andamento
Ghost of Tsushima – Direção de Arte
Hades – Jogo de Ação
Half-Life Alyx – VR
Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 – Esporte
Elden Ring – Jogo mais esperado
Amoug Us – Melhor Jogo Multiplayer
Hades – Melhor jogo Indie
Ghost of Tsushima – Melhor Jogo do Público
Final Fantasy 7 Remake – Melhor RPG
The Last of Us Parte 2 – Melhor Design de Som
MK11 – Melhor jogo de luta
Among Us – Melhor Jogo Mobile
The Last of Us Part 2 – prêmio de Acessibilidade
The Last of Us Part 2 – prêmio de Melhor Direção
TLOU 2 – Melhor game do ano
The Last of Us 2 é exclusivo para PS4 e PS5.