Após comover jogador cego, The Last of Us 2 ganha prêmio de acessibilidade

Publicado em 11/12/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dependendo de quem estiver avaliando, todas as vitórias são contestáveis numa premiação de games. Contudo, se há uma categoria que ninguém chegou perto de reclamar no The Game Awards de 2020, foi à dada para The Last of Us 2 no quesito Acessibilidade.

Diante de uma vasta opção de recursos que tornou capaz a experiência de jogo para pessoas com vários tipo de deficiência, o o prêmio entregue ao estúdio Naugthy Dog foi considerado em boas mãos, principalmente por parte de quem avaliou isso de perto, como foi o caso do streamer Steven Saylor.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Steven, que é considerado cego por ter baixíssima visão, trabalha como consultor de acessibilidade em videogames e atua como editor de mídia do Can I Play That, um site dedicado para compartilhar experiências de gamers com algum tipo de deficiência.

streamer recebeu acesso antecipado ao jogo para poder dar seus apontamentos críticos, e o resultado foi o mais emocionante possível. Relembre o momento:

Em sua postagem no Twitter, Steven falou mais sobre a experiência:
Eu relutei em postar isso. Gravei minha reação quando vi pela primeira vez as configurações de acessibilidade em The Last of Us Part 2, pensando que seria um vídeo divertido para a posteridade. Eu não esperava isso. É por isso que fazemos o que fazemos. Obrigado, Naughty Dog.

Estúdio recebe o feedback

Desenvolvedores do Naughty Dog viram o tweet de Saylor, e se manifestaram sobre a gratificante reação do canadense. Robert Krekel, líder de áudio no estúdio, postou um tópico sobre como o design de áudio permite que as pessoas joguem o jogo inteiro, mesmo que sejam completamente cegas. Confira alguns trechos do profissional:

Você pode jogar o game praticamente inteiro apenas através do áudio. Um de nossos talentosíssimos designers, Justin Mullens, passou muito tempo criando um conjunto completo de ferramentas de som para ajudar jogadores cegos e com baixa visão. É impressionante o quão bem isso funciona.

Implementamos um sistema completo de conversão de texto em fala e garantimos que ele fosse compatível com todas as palavras e frases necessárias. É extremamente abrangente e não é algo que eu vi um único jogo fazer, como geralmente é feito no nível da plataforma” diz Krekel, ciente de que ainda mais pode ser feito por essa parcela de jogadores.

Demos um grande passo em The Last of Us Part 2 com acessibilidade, mas não estamos satisfeitos. Continuaremos a evoluir e melhorar esses sistemas nos próximos projetos. O objetivo é que qualquer pessoa consiga terminar nossos jogos. Jogos são para todos.

Outros prêmios

Além de prêmio de melhor jogo do ano, a aventura de Joel e Ellie também conquistou o prêmio de ‘Melhor Jogo de Ação e Aventura’, ‘Melhor Design de Som’, ‘Acessibilidade’ e ‘Melhor Direção’. Confira os outros premiados da noite:

Final Fantasy 7 Remake  Melhor Trilha Sonora

TLOU 2 – Melhor Jogo de Ação e Aventura

Animal Crossing: New Horizons – Melhor jogo de família

Fall Guys – Melhor suporte de comunidade

Phasmopobia – Melhor jogo inédito

League of Legends  Melhor Jogo de E-Sports

Zonic – Melhor treinador de Esports

Mundial de LoL – Melhor evento de Esports

Sjokz – Melhor Host de Esports

G2 Esports – Melhor time de Esports

Showmaker – Melhor atleta de Esports

Laura Bailey – Melhor Performance Abby TLOU2

No Man’s Sky – Melhor Jogo em Andamento

Ghost of Tsushima – Direção de Arte

Hades – Jogo de Ação

Half-Life Alyx – VR

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 – Esporte

Elden Ring – Jogo mais esperado

Amoug Us – Melhor Jogo Multiplayer

Hades – Melhor jogo Indie

Ghost of Tsushima – Melhor Jogo do Público

Final Fantasy 7 Remake – Melhor RPG

The Last of Us Parte 2 – Melhor Design de Som

MK11 – Melhor jogo de luta

Among Us – Melhor Jogo Mobile

The Last of Us Part 2 – prêmio de Acessibilidade

The Last of Us Part 2 – prêmio de Melhor Direção

TLOU 2 – Melhor game do ano

The Last of Us 2 é exclusivo para PS4 e PS5.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio