Publicidade
Japonese Árabes

Árabes agora possuem quase toda a SNK

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita comprou a maioria das ações da desenvolvedora japonesa SNK Corporation.
Gostou? Compartilhe!
SNK Arabia Saudita
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

À medida que as potências estrangeiras continuam a aumentar seu alcance e influência econômica, elas estão procurando ativamente novos mercados para se estabelecer em vários meios. Gigantes da tecnologia chinesa como a Tencent, por exemplo, têm sido muito agressivas em ganhar uma posição na indústria de jogos com grandes investimentos em empresas como Epic Games e Riot Games.

E a Arábia Saudita continua a investir neste mercado também, com a desenvolvedora japonesa SNK agora sob quase total propriedade do príncipe herdeiro do país. A SNK Corporation é uma das mais antigas empresas de jogos ainda ativas no Japão, ao lado de outras empresas japonesas como Capcom e Square Enix.

Originalmente fundado em 1978 como Shin Nihon Kikaku como desenvolvedor de jogos de arcade, o estúdio é responsável por séries populares, incluindo Metal Slug, The King of Fighters e Fatal Fury, entre outras. A empresa também tentou entrar no mercado de consoles com a linha Neo Geo, uma família de sistemas que vão desde sistemas domésticos a dispositivos portáteis produzidos pela SNK entre 1990 e 2004.

Continua depois da Publicidade

Compra de mais de 90% da SNK

Foi anunciado em 5 de abril que a empresa havia, efetivamente, ficado sob a propriedade do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, após um investimento maciço da Electronic Gaming Development Company, de propriedade da Fundação Mohammad bin Salman. O site The Verge informou que o EGDC adquiriu 96,18% das ações da SNK Corporation, um investimento mais considerável do que os 51% anunciados anteriormente sobre os quais a Fundação MiSK falou em um comunicado à imprensa.

“O investimento da Fundação Mohammed bin Salman (MiSK Foundation) na SNK continua uma parceria de longa data com a empresa japonesa que inclui trabalhar anteriormente em projetos conjuntos em animação e videogames, por meio da subsidiária da MiSK, Manga Productions”, disse o comunicado de imprensa da MiSK Foundation.

A aquisição efetiva da SNK pela Fundação MiSK também não é o primeiro grande investimento da Arábia Saudita em jogos. Capcom, Take-Two, Electronic Arts e Activision Blizzard viram investimentos feitos pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita desde 2020.

Via: Game Rant/The Verge

CONTEÚDO RELACIONADO