O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita está procurando investir US$ 38 bilhões na indústria de jogos. Isso de acordo com a Bloomberg, que informou que o governo do país está procurando diversificar sua economia. Os investimentos viriam da subsidiária do PIF, o Savvy Gaming Group, que está à procura de projetos de jogos para adquirir, mas também para desenvolver e publicar.
Veja também:
O objetivo é apoiar a indústria local de jogos em Riad. O CEO do Savvy Gaming Group, Brian Ward, disse à Bloomberg: “Agora somos mais uma empresa de eSports do que uma empresa de jogos. O que estamos fazendo este ano é focar mais na publicação e desenvolvimento de jogos.” A Savvy – que é 100% detida pelo governo da Arábia Saudita – já investiu em empresas como o Embracer Group e a Nintendo, bem como em várias empresas de e-sports, incluindo a aquisição da ESL no ano passado.
Falando sobre as várias empresas em que a Savvy investiu anteriormente, Ward acrescentou: “Gostaríamos de usar esses investimentos para começar a trabalhar com essas empresas e perguntar como podemos trabalhar juntos na publicação no Oriente Médio e Norte da África, administrar seus negócios de eSports ou desenvolver novas PI juntos”.
Ward também respondeu a alegações de lavagem esportiva, por exemplo, o uso de empreendimentos de e-sport como um meio de melhorar a reputação do estado. “Temos em nossa equipe executiva membros da comunidade LGBTQ e mulheres”, disse Ward à Bloomberg, acrescentando que a empresa “absolutamente contrataria uma pessoa LGBTQ ou judia para liderar um estúdio de jogos na Arábia Saudita”.
Os crescentes investimentos feitos na indústria de jogos pela Arábia Saudita continuam a ser controversos devido ao seu fraco histórico de direitos humanos, que inclui a criminalização da homossexualidade, menos direitos para as mulheres e o uso da pena de morte. O príncipe herdeiro e governante de fato Mohammed bin Salman também foi responsabilizado pela CIA pelo assassinato do jornalista do Washington Post, Jamal Khashoggi em 2018.