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As maiores controvérsias da indústria gamer de 2021

2021 foi um ano cheio de problemas para muitas empresas, principalmente no que diz respeito a seus valores.
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Controversia mundo gamer
(Imagem: Divulgação)
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Finalmente 2021 está chegando ao fim. Para muitos foi um ano cheio de problemas e que quanto antes acabar, melhor! Foi um 2021 com vários lançamentos para as empresas, com a chegada de ótimos e péssimos jogos, mas também com muitas controvérsias com críticas e mudanças na indústria que trouxeram todos os tipos de implicações para o setor. Portanto, vamos a algumas delas!

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    1. Activision Blizzard

    Não tem como negar que esse foi um péssimo ano para a Activision Blizzard. E começar esta lista com a empresa é mais do que uma necessidade. A Blizzard está sendo acusada de assédio no local de trabalho, toxicidade e discriminação de gênero. Além disso, ela tomou as piores medidas possíveis para combater todos esses problemas: mentiu.

    Com essas mentiras, funcionários e patrocinadores não gostaram nenhum pouco. Os primeiros fizeram greve e o segundo, bem, não passou mais dinheiro e alguns retiraram seus nomes que ligavam seus produtos de alguma forma com a Blizzard. O ano pode estar terminando, mas a Blizzard ainda terá um 2022 bem cheio frente aos processos que vem enfrentando. E que talvez dure mais alguns.

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    2. Ubisoft

    Não chega a ser os problemas que a Activision Blizzard vem enfrentando, mesmo assim, a Ubisoft teve suas dores de cabeça com problemas de ambiente de trabalho tóxico, erros com anúncios de novos jogos e também com o péssimamente recebido Ubisot Quartz, uma iniciativa NFT da empresa. Além disso, as discussões sobre seus jogos darem apenas foco em personagens masculinos e revelações que mulheres poderia ter sido as protagonistas de seus títulos, deixou a imagem da empresa bem manchada, mesmo que ela tenha excelentes jogos para ser lançados no futuro.

    3. Grand Theft Auto Trilogy

    Aqui um caso de sucesso mais do que esperado. Grand Theft Auto Trilogy da Rockstar deveria ter sido um absoluto sucesso, ainda mais com GTA Online sempre sendo um dos preferidos dos jogadores. Lógico que todos queriam a chegada do sexto título da série, mas ninguém se importou quando a Rockstar anunciou que traria para seus fãs Grand Theft Auto Trilogy – Definitive Edition.

    Só que como todos sabem, foi um desastre total! E o que ficou foram perguntas: Como jogos que já estavam prontos saíram com tantos bubs, problemas de amadores de revisão e assim por diante? Como Rockstar? E se isso tudo já não tivesse dado um grande negativo para a produtora, ela ainda retirou os jogos originais de venda e não aceitou mais mods que remasterizavam os 3 jogos da franquia, o que levou a comunidade a criar antipatia por uma empresa até então bem conceituada com seus fãs.

    4. Abandoned

    Um exemplo de uma empresa que não deveria viver das mentiras. Rumores nascem todos os dias e uma que foi longe demais, principalmente pela empresa ter se aproveitado dela e até incentivado estes boatos, foi a Blue Box Games com seu Abandoned. Durante muito tempo as redes sociais e sites soltaram que o jogo era um reboot de Silent Hill e para piorar a Blue Box ainda circulou notícias que Hideo Kojima estava envolvido. Lógicamente que isso tudo só trouxe uma reputação negativa para a empresa.

    5. Playstation

    No final do ano um de seus funcionários de alto escalão foi preso por pedofilia. A Sony Playstation rapidamente ao saber disso, demitiu o mesmo. Além disso, logo após uma publicação da Playstation criticando os problemas da Activision Blizzard, uma ex funcionária processou a Playstation por discriminação de gênero. E para ajudar, no início do ano a empresa resolveu do nada fechar as lojas do PS3, PSP e PS Vita. Um desastre!

    A Sony retornou com seu ato sem sentido e manteve abertas as lojas do PS3 e PS Vista, mas o PSP até o momento está fechada e não deve mais retornar. Pelo menos as outras duas ainda devem se manter por mais um tempo. Assim esperamos.

    6. Bungie

    Este é o ano de falar sobre problemas nos ambientes de trabalho! E a Bungie foi mais uma das envolvidas conforme artigo do IGN que detalhouquestões que os funcionários da Bungie enfrentaram, incluindo assédio, cultura do clube dos meninos e uma série de outros problemas. Alguns desenvolvedores após a publicação foram até o Twitter e desabafaram a respeito, inclusive reconhecendo esses problemas. A Bungie prometeu mudanças radicais na empresa, que ainda deve levar por quase todo período de 2022.

    7. Metroid Dread

    Ter o seu nome no desenvolvimento de um jogo é mais do que importante para o currículo, do contrário, como comprovar o seu trabalho? Isso é lógico, mas não para algumas empresas. Metroid Dread recebeu excelentes críticas em seu lançamento, mas a empresa MercurySteam deixou os nomes de ex-funcionários de fora de seus créditos, uma medida que foi amplamente criticada por desenvolvedores e pela Internet em geral. Segundo ela, foi porque eles já eram ex-funcionários. A desculpa só piorou a situação.

    8. Twitch

    Falou em Twitch o assunto mais lembrado é: ataques de ódio. Se antes “falar da boca pra fora” era comum, hoje isso não é mais bem assim. Ter respeito e saber conversar tem sido algo complicado para algumas pessoas, que ainda preferem dirigir suas frustrações de maneira completamente equivocada para os streamers. E alguns streamers também soltarem algumas pérolas completamente desnecessárias.

    E o grande alvo tem sido com pessoas ligados a comunidade LGBT ou parte do grupo. Felizmente o Twitch deu os primeiros passos para acabar com isso, mas uma educação de valores ainda é necessária e isso não sai apenas do canal, mas do seio familiar.

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