Jogos, GPS, redes sociais… quem usa qualquer um desses conteúdos (ou todos) no celular, já sabe que a bateria se vai de maneira ingrata demais pra quem passou a noite inteira sendo alimentado (isto é, se você for desses que dorme com o celular na tomada).
Veja também:
E entre dicas valiosas e dispensáveis, reunimos abaixo algumas ações que realmente fazem a diferença se seguidas à risca. Confira abaixo os apontamentos reunidos pela Infinix.
1- Evitar deixar a bateria com menos de 20% de carga ou mais de 80%:
“Para prolongar a vida útil da bateria, evite que esta opere em condições de alto estresse de corrente. Uma regrinha que pode ser utilizada é tentar manter a carga sempre entre 20% e 80%. Essa porcentagem exata pode variar entre aparelhos, mas, em geral, podemos considerar esses valores para que a bateria opere em sua tensão nominal, que é a condição mais confortável para operação”.
2 – Evitar expor o aparelho a temperaturas muito altas ou muito baixas:
“Por conta das atividades químicas do interior da bateria de íon de lítio, a temperatura à qual o aparelho é exposto interfere no seu funcionamento e vida útil. Por isso, é aconselhável não utilizar o aparelho em locais com temperaturas acima de 40ºC ou muito baixas, evitando expor a fontes de calor ou exposição direta ao Sol, além de ambientes com alta umidade”.
3 – Evitar utilizar o aparelho enquanto ele estiver carregando:
“Pode parecer óbvio, mas quando utilizado ligado à tomada, o celular demora mais para completar a carga e esquenta mais rápido – tanto pelo carregamento quanto pelo calor emitido pela própria mão do usuário. Dessa forma, o aumento de temperatura também prejudica o funcionamento do aparelho”.
Além desses cuidados, existem ferramentas que ajudam na preservação da bateria do celular. A Infinix, por exemplo, conta com a aplicações pré-instaladas, como ‘Phone Master’ e ‘Maratona de Energia’, que permitem ao usuário acompanhar o consumo de energia e economizar na carga.
4 – Cuidados com o carregador
Por fim, outro fator importante para preservar a bateria é sempre utilizar um carregador original ou de qualidade. Os celulares Infinix ZERO 5G e Infinix NOTE 10 Pro, por exemplo, vêm com um carregador de 33W com certificado de rapidez e segurança emitida pela TÜV Rheinland. “Além da segurança do certificado e da qualidade do carregamento, as tecnologias proprietárias de carga rápida dos carregadores Infinix dão ainda mais tranquilidade e conforto para os usuários”, ressalta Gustavo.