Os jogos da Blizzard Entertainment em breve não estarão mais disponíveis na China depois que a empresa não conseguiu chegar a um novo acordo de publicação com o parceiro chinês NetEase. Os jogadores chineses em breve perderão o acesso a World of Warcraft, Starcraft, Warcraft 3: Reforged, Overwatch, Diablo 3, Hearthstone e Heroes of the Storm.
Veja também:
Uma declaração feita pela Blizzard Entertainment afirma que não conseguiu chegar a um acordo com o parceiro chinês NetEase que “seja consistente com os princípios operacionais e compromissos da Blizzard com jogadores e funcionários”. Este anúncio chocante pode causar ondas em toda a indústria de jogos, já que um grande desenvolvedor e editor não estará mais disponível em um dos maiores mercados de jogos.
Os jogos da Blizzard não serão retirados da China imediatamente. Os jogadores chineses perderão o acesso aos principais títulos da Blizzard Entertainment em 23 de janeiro de 2023. No entanto, espera-se que novas vendas sejam suspensas nos próximos dias. O conteúdo restante lançado em 2022 ainda estará disponível, incluindo a segunda temporada de Overwatch 2, World of Warcraft: Dragonflight e Hearthstone: March of the Lich King.
Serviço para Diablo: Immortal evitará a rescisão porque esse jogo tem um contrato de licenciamento diferente com a NetEase. As duas empresas trabalham juntas desde 2008 e viram enorme popularidade no cenário de jogos do país ao longo dos anos. A China representa uma grande parte dos usuários ativos da Blizzard e perder o acesso a toda essa região é um grande golpe.
O comunicado de imprensa divulgado pela Blizzard também não parece positivo sobre uma resolução rápida dos problemas que levaram à dissolução da parceria. Há um longo parágrafo sobre “declarações prospectivas” que visam minimizar palavras como “deveria”, “estender”, “futuro”, “antecipar” e muitas outras palavras que podem vincular qualquer possível acordo futuro entre as duas empresas.
“We’re immensely grateful for the passion our Chinese community has shown throughout the nearly 20 years we’ve been bringing our games to China through NetEase and other partners… Their enthusiasm and creativity inspire us, and we are looking for alternatives to bring our games back to players in the future.”- Mike Ybarra, President, Blizzard Entertainment
“Estamos imensamente gratos pela paixão que nossa comunidade chinesa demonstrou ao longo dos quase 20 anos em que levamos nossos jogos para a China através da NetEase e outros parceiros… Seu entusiasmo e criatividade nos inspiram, e estamos procurando alternativas para trazer nossos jogos de volta aos jogadores no futuro.” – Mike Ybarra, presidente, Blizzard Entertainment