A Blizzard está sendo processada pela empresa chinesa de jogos NetEase por US$ 44 milhões. No ano passado, a Blizzard deixou a China por causa de uma falha no acordo de publicação. No entanto, o último processo vem após um colapso nas negociações entre as duas empresas. Qualquer corporação internacional que planeje realizar operações na China deve fazê-lo por meio de uma empresa intermediária aprovada pelo governo devido aos rígidos regulamentos da China.
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De acordo com o processo, a NetEase alega que, quando World of Warcraft e outros jogos saíram do ar em 23 de janeiro, a Blizzard prometeu reembolsar os mais de 1 milhão de jogadores que os solicitaram, mas essa responsabilidade recaiu sobre a NetEase. A NetEase está solicitando reembolso pelo estoque não vendido de mercadorias e alega que a Blizzard quebrou contratos de licença, levando a um “campo de jogo desigual” para o qual é necessária compensação.
Relatórios alegam que a NetEase acusou a Blizzard de renegar as promessas feitas aos jogadores e violar os contratos de licença, resultando em perdas financeiras para a empresa. O processo menciona “cláusulas prevalecentes” entre a NetEase e a Blizzard. A redação deste acordo também pode abranger outros bens para consumidores chineses, como atuais que foram modificados para cumprir os requisitos de registro notoriamente severos naquele país.
“A proposta da Blizzard, bem como seus comentários de hoje, são indelicados, desrespeitosos e desafiam o senso comum. Nunca levou em conta a NetEase ou os interesses dos jogadores”, afirmou a empresa em um comunicado. Todo o cenário ainda não está claro porque a NetEase supostamente ainda não concluiu o processo, o que sugere que as duas partes podem chegar a um acordo.
Muitos especulam que os dois ainda chegarão a um acordo de licenciamento, permitindo que a Blizzard retome as operações e serviços na China. Mas, dada a história da Blizzard na China, como a questão Diablo e o presidente Xi Jinping, parece improvável.
Algumas das reclamações da NetEase no processo parecem mais óbvias, como a afirmação de que a Blizzard “se recusou totalmente” a assumir a responsabilidade pelo reembolso de jogadores chineses e não pagou uma taxa de comissão previamente acordada em conexão com esses reembolsos.
Resta saber como a situação se desenrolará e se a Blizzard será forçada a pagar os US $ 44 milhões supostamente solicitados pela NetEase.