Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro.

Faltando exatamente 15 dias para o lançamento da próxima geração de videogames no mercado através do Xbox Series X/S, o governo brasileiro fez um anúncio que promete agitar o cenário gamer. O presidente Jair Bolsonaro por meio de publicação no Facebook, que impostos sobre videogames serão reduzidos.

Usando uma foto sua que já repercutiu bastante na época, a notícia foi dada pelo próprio presidente através de suas contas oficiais no Twitter e Facebook:

Vale lembrar que o IPI é apenas UM dos impostos que incidem sobre o preço dos videogames, que ainda são mordidos pelos impostos de importação em alguns casos, PIS, Cofins e ICMS.

Como vai ficar

Depois da primeira redução, as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) passaram a variar entre 16% e 40%. Com a nova redução anunciada nesta segunda (26), a variação passa a ser de 6% e 30%. Assim, a redução de IPI para videogames será:
• De 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos;
• De 32% para 22% para partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela;
• De 16% para 06% em máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes.

O decreto será publicado no Diário Oficial da União nesta terça (27), e passa a valer imediatamente.