A Capcom, criadora de Resident Evil e tantos outros jogos, relatou um hack e acesso não autorizado que afetou e-mails internos e servidores de arquivos. A produtora japonesa tem estado quieta no preparo dos lançamentos de console da próxima geração este ano, com apenas o lançamento de Resident Evil 3 e uma coleção dos Mega Man Zero em formato de livros.
Veja também:
Além deles, a empresa já informou que Resident Evil Village, Monster Hunter Rise e um título quase desconhecido chamado Pragmata que deve ser lançado em 2022. Fora do negócio de publicação de jogos pelo qual é mais conhecido no Ocidente, a empresa também tem interesses em máquinas de pachinko e imóveis em Japão.
Invasão
A Capcom relatou o acesso não autorizado no início desta semana em seu site japonês. O comunicado da empresa revela que uma parte desconhecida obteve acesso aos servidores internos da empresa na manhã de 2 de novembro, fazendo com que ela paralisasse os serviços relacionados a esses servidores para minimizar os danos.
Embora isso tenha afetado os funcionários da Capcom na época, não houve consequências para os jogadores dos jogos online ou para qualquer pessoa que navegasse em seus sites oficiais. Uma investigação sobre o evento está em andamento, com a Capcom consultando a polícia e outras autoridades para tentar resolver o assunto.
Um aspecto positivo do acontecimento é que a Capcom confirmou que não houve problemas com os dados do cliente. Violações de dados podem causar muitos problemas aos clientes pegos no fogo cruzado, especialmente quando seus cartões de crédito ou contas de e-mail são comprometidos.
Nada disso será aparentemente um problema com este hack. O comunicado termina com a Capcom pedindo desculpas a seus acionistas por quaisquer problemas que o anúncio possa causar e uma promessa de manter os espectadores atualizados à medida que mais fatos vierem à luz sobre a invasão.
Fora dos mundos de fantasia, como os descritos na série Mega Man, nunca é bom quando as empresas são hackeadas, mas os jogadores podem se confortar em saber que as coisas poderiam ter sido muito piores. Com as informações seguras, esta última violação de dados pode ser ignorada pelo público em geral e tratada como um problema interno. No entanto, uma vez que o hacker tinha acesso a e-mails internos, qualquer vazamento de próximos jogos da Capcom ou outras informações de desenvolvimento pode soar mais verdadeiro do que de outra forma.
Fonte: Capcom/Screen Rant