Publicidade

Com auxílio de games, Joe Biden derrota Trump nas eleições 2020

Gostou? Compartilhe!
Imagens: Imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS / Reprodução.
Publicidade

Joe Biden acaba de ser declarado o 46º presidente dos Estados Unidos ao derrotar o atual ocupante do cargo, Donald Trump. E diante de uma das eleições mais equilibradas da história do país, é seguro dizer que cada ação dedicada ao eleitor durante a campanha eleitoral pode ter sido decisiva nesta vitória. E neste acumulado de ações, existe até mesmo uma parcela que pode ser creditada ao universo gamer, mais precisamente de Fortnite.

Um recurso fornecido para os jogadores do jogo desde o lançamento da 7ª temporada em 2018 foi usado pela equipe de marketing de Joe Biden e tinha uma mira óbvia: falar com os jovens eleitores que fazem uso do game, ou mesmo os outros gamers, que ficariam sabendo desta ação conforme isso caísse na imprensa especializada.

O Fornite Creative oferece aos fãs do Battle Royale uma variedade de novas áreas envolventes para criar e explorar. Nele, qualquer um pode fazer seu próprio mapa e foi que o team Joe Biden (o que inclui até seus cachorros, Major e Champ) fizeram.

Continua depois da Publicidade

Pouco antes do dia da eleição, a equipe de marketing do agora eleito presidente lançou seu próprio mapa personalizado no jogo. O local, intitulado “Construa melhor com Biden”, é uma parte avulsa do game que conta com uma série de minijogos relacionados à plataforma política do político democrata.

Uma prefeitura com bandeiras Joe Biden e "No Malarkey Station" feito em Fortnite

O mapa está localizado em Reboot City e possui uma série de recursos projetados que visaram incentivar os jogadores a votarem nesta eleição. Uma vez ali dentro, nada muito complicado de se fazer: Enviar mensagens de texto com “Fortnite” para 30330 é respondido com informações sobre como votar na eleição de 2020, além de outras questões técnicas.
Pelo cenário, ainda é possível ver outdoors que dizem “Team Joe”, local de mídia que já foi explorado por Obama em Need for Speed: Carbon (2018).

Imagem: AP/Electronic Arts Inc. por meio da campanha de Obama

Há o tema ambientalista “Restore the Aviator River”, no qual os jogadores devem limpar as águas dos resíduos industriais, e também “Instalar três torres Scranton”, que ajudará a “garantir que todos os americanos tenham acesso à banda larga”.

Até os cachorros de Joe entraram nessa

Como tudo vira arma neste momento, até a versão filhote dos cachorros do até então candidato democrata, Major e Champ, entraram nisso como elemento diferenciador, sendo envolvidos em mini missões em Fortnite. Uma é a “Ajude a construir uma nova instalação de pesquisa no canteiro de obras da Champ”, já o outro filhote conta com a “Ajude a tornar a fábrica de automóveis do Major limpa”.

Joe e Jill Biden com Champ
Joe Biden com a esposa, Jill Biden, posam com o cão Champ. Imagem: reprodução Instagram.

A missão de Champ envolve a construção de um centro de pesquisa em um “Historically Black College”, e o Major’s exige que o jogador “instale novas unidades de CA de alta eficiência e desembrulhe os painéis solares no telhado”.

Outras missões no mapa Biden personalizado incluem coletar todos os sabores de sorvete na “Loja de Sorvete Famosa do Joe” e coletar tênis de Kamala Harris que podem ser encontrados em todo o ambiente.

Antes de sair o resultado das eleições, Christiam Tom, diretor de parcerias digitais da campanha de Biden, comentou sobre esse tipo de investimento: “Continuamos a encontrar pessoas em todos os lugares onde elas estão on-line e off-line com ativações inovadoras e atenciosas … Projetamos o mapa personalizado ‘Build Back Better with Biden’ Fortnite para faça exatamente isso – envolva os jogadores de uma maneira substantiva, acessível e divertida de alcançar e mobilizar os eleitores.” diz o profissional de comunicação, que a esta altura certamente deve estar grato por cada voto gamer que veio através da ação.

Não é a primeira vez de Biden nos games

Esta não é a primeira vez que Joe Biden usa o terreno gamer para conquistar alguns eleitores desse nicho. Anteriormente, o atual candidato apostou na “Ilha de Biden”, lançada para Animal Crossing: New Horizons em outubro, como mais uma de suas ações de campanha.

Acessível através da cama dos sonhos de Luna, os jogadores que visitam o local podem explorar uma série de locais e até encontrar uma versão descontraída do próprio Biden andando pela ilha.

Animal Crossing Island, de Joe Biden, vai estrear em algo meio engraçado |  Cibersistemas.pt
Joe Biden em campanha em Animal Crossing. Imagem: reprodução.

Para quem deseja experimentar o mapa “Construir melhor com Biden”, o código é 0215-4511-1823 .

Tendência

Já tem algum tempo que os games são usados para se fazer propaganda de algo, alguém ou mesmo para expandir uma franquia para mais um tipo produto. Os casos existem desde o Atari, e partiram de franquias como Star Wars e Spider-Man, por exemplo, passando pelas placas de publicidade nos campos de futebol de PES e FIFA no videogames seguintes, até chegarem no exemplo de Fortnite.

O nome que as equipes de marketing tem dado para esse tipo de terreno é Third place (“terceiro lugar” em português), que é um conceito de exploração publicitária para ir até o suposto terceiro lugar onde as pessoas mais passam tempo: o universo virtual, e no caso dos jovens, nos games como Fortnite.

CONTEÚDO RELACIONADO