Apesar das dificuldades que circulam em torno da indústria de jogos brasileira, o mercado segue avançando, e o melhor: sem medo de colocar a si próprio na tela. Depois de Árida, agora é a vez de mais um projeto ambientado no nordeste pedir passagem: Asleep.
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Produzido pelo estúdio piauiense Black Hole, Asleep também é um jogo de sobrevivência protagonizado por uma mulher, assim como Árida. Contudo, é no gênero que a coisa toma outros ares, já que o projeto em questão é um game de terror psicológico, que usa o nordeste dos anos 90 como cenário.
O jogo é declaradamente inspirado em Silent Hill, e de acordo com o estúdio, tem como principal objetivo proporcionar uma experiência de terror nostálgica, mas ao mesmo tempo com um viés inovador, por trazer um novo plano de fundo para jogos do gênero.
O jogo
O jogador controlará (será?) Ana Lúcia, uma mulher forte, mas ao mesmo tempo sensível, misteriosa e enigmática, até para si mesma. Ela foi construída com a intenção de gerar uma personagem única, que reflete sensibilidade, curiosidade, e força, mesmo diante do caos. Ana Lúcia vê sua realidade mudar de uma hora para outra ao se deparar completamente sozinha em um lugar caótico, sendo perseguida por um pesadelo persistente.
E com uma mente flertando com a insanidade, inimigos à espreita na escuridão, e ninguém para ajudar, o jogador deve unir-se a ela, para coletar pistas em seu Sketchbook, resolver quebra cabeças, e desvendar enigmas dispondo apenas de uma lanterna para iluminar o trajeto.
A narrativa se passa nos anos 90, contendo vários “easter eggs” da época, levando ao ápice a experiência nostálgica que os jogos em pixel art proporcionam. As casas de barro, as lixeiras em forma de palhaço, uma trave sem rede e outros elementos espalhados pelo game são certamente referências que farão os jogadores se sentirem em casa, embora estar seja uma péssima coisa.
Outro ponto em comum com Silent Hill é o tateamento do elementos que geram o caos, onde a “conversa” com as dores encontradas vai ajudar a entender tudo ali. Melancolia, solidão, medo, mistério e bizarrice estarão combinados em múltiplas escolhas para que o jogador consiga chegar a alguns finais diferentes.
Vida real
O projeto ainda está sendo desenvolvido pelo Black Hole, que lançou um pedido de financiamento coletivo através da plataforma Catarse. Caso atinja suas metas, o jogo deve ser lançado para PC (via Steam) ainda em 2021. As opções de ajuda com direito a recompensa começam a partir de R$10 reais e podem chegar a coisas interessantes, como ter a figura do apoiador transformada em personagem do jogo. Os interessados em apoiar o projeto podem acessar o link abaixo:
https://www.catarse.me/asleep_o_jogo