Publicidade
Processo

Criador de Fortnite chama Apple de mentirosa e game dificilmente voltará para iphones

A briga da Epic Games com a Apple nos bastidores apenas aumentou e dificilmente Fortnite retorna a App Store.
Gostou? Compartilhe!
Apple vs Epic
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

No início deste mês, uma decisão foi alcançada no processo judicial inicial entre a Epic Games e a Apple, mas os fãs de Fortnite que esperam ver o jogo retornar aos dispositivos iOS não devem esperar isso tão cedo. O CEO e fundador da Epic Games, Tim Sweeney, acessou o Twitter ontem (22) para compartilhar uma carta do advogado da Apple, afirmando que a última empresa não irá restabelecer a Fortnite “até que o julgamento do tribunal distrital se torne final e irrecorrível.” Como Sweeney aponta, pode levar vários anos antes que isso aconteça, o que significa que Fortnite não estará voltando para os dispositivos da Apple em um futuro previsível.

“A Apple mentiu. A Apple passou um ano dizendo ao mundo, ao tribunal e à imprensa que ‘acolheria com prazer o retorno da Epic à App Store se concordassem em seguir as mesmas regras que todos os outros’. A Epic concordou, e agora a Apple o fez renegado em outro abuso de seu poder de monopólio sobre um bilhão de usuários”, escreveu Sweeney no Twitter.

Sweeney tem uma longa história de chamar a Apple de monopolista, mas as tensões entre as duas empresas explodiram em agosto de 2020, quando a Epic Games deliberadamente quebrou os termos de serviço do iOS, atualizando o Fortnite com um método de pagamento que contornava as opções de pagamento da Apple. A Apple exigiu que Fortnite removesse a opção, ou poderia ser retirado da App Store.

Em resposta, a Epic Games entregou um processo à Apple e imediatamente iniciou uma ofensiva de relações públicas. No mesmo dia em que a Epic adicionou essa opção de pagamento não autorizada, a empresa lançou um curta animado de Fortnite pintando a Apple como uma ameaça comparável ao Big Brother de 1984. A empresa também lançou uma skin do vilão daquele curta, um “Tart Tycoon” com cabeça de maçã.

Dado o fato de que a Epic está apelando da decisão do juiz, não é difícil ver por que a Apple não trará de volta Fortnite tão cedo! A Epic está simultaneamente pintando a Apple como um monopólio massivo e depreciando-a nas redes sociais, enquanto também espera que a empresa restabeleça seu jogo.

A disputa entre as duas empresas tornou as coisas mais difíceis para os fãs de Fortnite, mas a Epic sabia claramente que um fechamento de capital aconteceria quando começou sua campanha contra a Apple no ano passado. Até que as tensões esfriem entre as duas empresas, é seguro dizer que o status quo atual permanecerá.

Via: Twitter/Epic Games/Comic Book/Marc Deschamps

CONTEÚDO RELACIONADO