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Tudo certo

De forma amigável, processo da Capcom por fotos roubadas de Resident Evil é resolvido

A desenvolvedora teria usado pelo menos 80 fotografias de seu livro ‘Surfaces’
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Resident Evil 4
Resident Evil 4 (Foto: Divulgação)
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Após a artista Judy A. Juracek entrar em processo contra a Capcom, que teria usado suas fotos em jogos como Resident Evil 4, parece que ambas as partes se entenderam e resolveram o problema amigavelmente. Foi o que disse um comunicado divulgado pelo escritório de advocacia St Onde Steward Johnston e Reeds LLC.

“A Capcom e Judy Juracek resolveram amigavelmente sua disputa sobre o suposto uso das fotos da Sra. Distrito de Connecticut para encerrar o processo”, falou o comunicado. Até o momento, não há mais detalhes disponíveis sobre a resolução entre Capcom e Juracek.

Este processo contra a desenvolvedora japonesa foi originalmente arquivado em junho de 2021, e naquela época, Juracek afirmou que a empresa usou pelo menos 80 fotografias de seu livro ‘Surfaces’ mais de 200 vezes e sem licença. Abaixo, você confere uma das imagens que a artista alegou que a Capcom havia usado ilegalmente. Podemos ver o icônico logotipo de vidro quebrado de RE4.

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RE4
RE4 (Foto; Reprodução)

Para a decepção de muitos, esta não foi a única vez que a desenvolvedora foi criticada por copiar no ano passado. Após o lançamento de RE Village em maio, o diretor holandês Richard Raaphorst acusou a Capcom de roubar seus designs de monstros. Segundo o diretor, o chefe Sturm encontrada na fábrica de Heisenberg era uma cópia de um monstro que ele criou para um filme de terror de 2013, ‘Frankenstein’s Army’. 

“No começo eu me senti chateado. Depois me senti orgulhoso. Agora, vejo todas as reações e me sinto chateado novamente e insultado. É tão difícil criar um ótimo design. É realmente difícil pensar em algo que se comunique como um design legal. Não é apenas que as ideias estão flutuando que você pode agarrar. Na verdade, é um trabalho árduo colocá-lo em algum lugar no jogo. É abuso criativo”, disse Richard ao Eurogamer, na época.

Via: Victoria Kennedy/Eurogamer

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