Sete ex-funcionários estão processando a BioWare após serem demitidos em agosto, citando possíveis violações legais por parte do famoso desenvolvedor. A BioWare é conhecida por suas franquias de RPG inovadoras como Mass Effect e Dragon Age, mas passou por tempos difíceis nos últimos anos. Mass Effect: Andromeda e Anthem foram recebidos com reações mistas e negativas dos jogadores, e embora Mass Effect: Legendary Edition de 2021 tenha sido recebido com muito mais calor, alguns estão se perguntando se o outrora aclamado estúdio pode alcançar as alturas que já esteve.
Veja também:
Essas dúvidas só aumentaram quando a BioWare anunciou que estava eliminando quase 50 cargos em agosto, a fim de agilizar sua força de trabalho, com funcionários sendo transferidos para outros cargos dentro da controladora EA ou totalmente demitidos. Isso se seguiu à própria série de rescisões da EA no início deste ano, que supostamente faziam parte de um esforço para reestruturar a megaeditora e cortar custos de desenvolvimento.
Embora a própria BioWare tenha garantido aos fãs que esta mudança não afetará negativamente os próximos títulos como Dragon Age Dreadwolf e Mass Effect 4, alguns dos ex-funcionários que foram demitidos estão buscando ações legais. Esta Declaração de Reivindicação foi apresentada ao Tribunal de King’s Bench de Alberta, com os demandantes solicitando indenização justa e danos punitivos pelo que eles chamam de “tratamento excessivamente ruim por parte da BioWare”.
Os ex-funcionários estão sendo representados pelo advogado do Worobec Law Offices, R. Alex Kennedy, que afirmou que a BioWare demitiu esses trabalhadores sem justa causa e pode ter violado o Código de Padrões de Emprego do Canadá ao tentar reduzir o pagamento e os benefícios de rescisão dos referidos funcionários.
Alega-se que os funcionários da BioWare tentaram negociar com o desenvolvedor quando foram mandados embora, mas as ofertas do desenvolvedor não foram nada satisfatórias. Um dos ex-funcionários da BioWare envolvidos no novo processo afirmou que, embora continuem apoiando projetos futuros como Dragon Age Dreadwolf, eles não conseguem entender as ações da BioWare e estão lutando para encontrar um novo emprego antes da temporada de férias devido a não serem capazes de compartilhar seu trabalho de portfólio mais recente – que atualmente está sujeito a NDAs.
A BioWare não tem sido estranha às más notícias nos últimos anos, e este processo de ex-funcionários é mais uma mancha para o outrora aclamado desenvolvedor. Até agora, nem a BioWare nem a EA comentaram este último desenvolvimento, e resta saber como a ação legal movida pelos ex-funcionários da primeira afetará as coisas no futuro.