Publicidade
Não tem perdão

Designer de jogo é demitido por comentários feitos 14 anos atrás

Comentários racistas e sexistas de 2007 demitem designer de jogo em 2021.
Gostou? Compartilhe!
Apex Legends
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Já diz seu pai, mãe, tio, professor, e até nós do Observatório de Games: Cuidado com o que você escreve nas redes sociais, mesmo que ache ser brincadeira! Porque um dia, você terá que ter cuidado com seus esqueletos nos armários virtuais. E o designer de Apex Legends da Respawan Entertainment, acabou por descobrir isso da pior forma: perdendo o seu emprego!

A confirmação foi feita pelo próprio em seu Twitter, onde Daniel Klein informou que foi dispensado da Respawn Entertainment por comentários que fez em 2007. Isso incluiu uma postagem de blog na qual ele se referia às mulheres como tendo os “cromossomos idiotas” (junto com outra linguagem mais sexualmente explícita) e uma conversa na qual ele comparou uma família de africanos a animais.

Quando os comentários começaram a ressurgir no final do mês passado, Klein os dirigiu no Twitter, dizendo: “Recentemente, fui confrontado com algumas declarações terríveis que fiz em um blog que escrevi em 2007. Assumo total responsabilidade pelas coisas que disse e estou envergonhado, triste e com raiva de meu eu mais jovem por dizer essas coisas. Espero que seja óbvio que não acredito mais nessas coisas.”

Continua depois da Publicidade

Na época, Klein parecia ter o apoio do diretor de comunicações da Respawn, Ryan Rigney, que declarou no Twitter: “O próprio Daniel me enviou o vídeo para me alertar sobre isso. Em relação aos comentários, não acho que nada de 2007 se reflita em uma pessoa em 2021. As pessoas crescem.” Só que pelo visto, isso não foi algo que outras pessoas da empresa aceitaram como um pequeno desvio de personalidade ou “eu era apenas uma criança”.

“Na última sexta-feira, não estou mais trabalhando na Respawn”, confirmou Klein no Twitter esta semana. Você pode ou não ter visto as coisas horríveis e preconceituosas que eu disse em 2007. Concordo plenamente que ESSE cara deveria ter sido demitido”, escreveu ele em seu Twitter.

E continou: “Eu gastei tanta energia para me tornar uma pessoa melhor desde então, e agora estou muito deprimido porque sinto que nunca serei capaz de compensar quem eu era. Eu disse coisas racistas e sexistas, não porque acreditasse profundamente em qualquer uma delas, mas porque sabia que poderia obter uma reação das pessoas. Isso não desculpa nada do que eu disse; o impacto das minhas palavras foi o mesmo, independentemente do que eu acreditasse.”

Klein acrescentou que não acreditava que a EA ou Respawn tivessem feito nada de errado ao demiti-lo, dizendo: “Eles estavam absolutamente no direito de me demitir, por mais que eu possa discordar dessa decisão.”

Este é o tipo de assunto que deve ser debatido com toda a comunidade de jovens, principalmente aqueles que acham que tudo é uma brincadeira e depois podem apenas dizer: desculpe. Como visto pelo que aconteceu a Klein, desculpas não são mais aceitas, principalmente em um mundo onde a informação é compartilhada diariamente. E para saber mais sobre este tipo de assunto, leia a coluna de Tony Garcia que traz um alerta máximo sobre o assunto!

CONTEÚDO RELACIONADO