Publicidade
Mercado

Enquanto foguetes de Elon Musk decolam com sucesso, seus carros não conseguem parar em segurança

Órgão de segurança dos EUA fez alguns apontamentos que fizeram a Tesla lançar uma atualização de software contra um recurso polêmico de seu carro
Gostou? Compartilhe!
Elon Musk
Elon Musk. (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Em 2022, as duas empresas mais famosas de Elon Musk estão diante de uma contradição no mínimo curiosa. Enquanto a SpaceX planeja lançar 52 missões espaciais até o final do ano (o que dá um lançamento por semana), aqui no chão, os carros da Tesla, estão sob uma investigação justamente sobre sua capacidade rodar em segurança.

SpaceX

Caso siga seu cronograma, a SpaceX quebrará seu recorde pessoal. A empresa, uma das maiores parceiras da NASA, havia prometido lançar 48 foguetes em 2021, mas só conseguiu 31. Até aqui, 4 missões já subiram com sucesso, o que em tese mantém a média de um foguete subindo a cada semana.

Foguete da SpaceX decola de base da NASA em 2021. (Imagem: Reprodução)

Vale lembrar que a SpaceX não é uma importante parceira da NASA, já que também presta serviços para outras empresas e também sobe ao espaço por interesses próprios. Nos últimos meses, por exemplo, a cada duas semanas um foguete sobe levando de 50 a 60 satélites da Starlink, a outra empresa de Musk, que pretende fornecer serviço de internet para o mundo todo.

Continua depois da Publicidade
Vídeo que mostra a primeira vez que humanos foram ao espaço pela SpaceX.

Tesla

Se as coisas parecem promissoras no espaço, nas estradas a coisa anda meio fora dos eixos para o sul-africano Musk. Isto porque uma investigação feita pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias dos EUA (NHTSA) fez a Tesla retirar um recurso de cerca de 54 mil veículos de sua frota.

Trata-se do ‘Roling Stop’, uma função que permite que o veículo se mova lentamente por um sinal de ‘Pare’ sem parar completamente. De acordo com a (NHTSA), a consequência desse recurso é que “não parar em um sinal de ‘Pare’ pode aumentar o risco de um acidente”.

Diante disto, uma alteração foi feita nos software dos carros dos modelos S, X, 3 e Y usando a versão beta do recurso de assistência ao motorista “Full Self-Driving” da Tesla, versão 2020.40.4.10 ou mais recente, que é já rolando. Em sua defesa, a Tesla diz que não está ciente de mortes, ferimentos ou mesmo lesões relacionadas ao uso do recurso e diz que notificará os proprietários afetados por uma carta enviada antes de 28 de março de 2022.

CONTEÚDO RELACIONADO