ÉPICO! Semente para a “imagem mais icônica da história de Minecraft” é encontrada

Publicado em 7/9/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A semente da imagem fabled pack.png de Minecraft – apelidada de “a imagem mais icônica da história do Minecraft” – foi finalmente encontrada, permitindo que todos os jogadores explorassem o mundo de onde foi tirada.

Se você já jogou o Minecraft Java Edition, provavelmente reconhece esta imagem: ela representa uma colina gramada com árvores e uma praia à beira-mar. Os jogadores mais novos provavelmente só viram a imagem em preto e branco. O que é isso? De onde veio?

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta imagem, chamada pack.png nos arquivos do jogo, é vista em dois lugares no Minecraft: na tela de seleção do pacote de recursos, onde a imagem é mostrada como o ícone para o pacote de recursos padrão do Minecraft, e na tela de seleção do servidor, quando é mostrado em preto e branco quando um host não selecionou um ícone para seu servidor.

A busca pela semente mundial de pack.png foi iniciada por SalC1 , um fã americano do Minecraft que faz vídeos sobre o mundialmente famoso jogo de construção de blocos. SalC1 começou a investigar a origem de pack.png no início de 2020 e descobriu que ele foi tirado em uma versão muito mais antiga do jogo. Para ser exato, ele foi adicionado ao Minecraft com o lançamento da versão alfa 1.2.2, que foi lançada em 10 de novembro de 2010. Esta é a versão do jogo que adicionou suporte oficial para pacotes de textura, e com esse recurso a imagem foi adicionada para a tela de seleção do pacote de textura.

Mas os detetives da Internet descobriram que é quase impossível descobrir uma semente mundial usando apenas a imagem. É minúsculo, pesando apenas 128 x 128 pixels. Mas fragmentos de informações na imagem se mostraram úteis. Olhando as nuvens em relação aos blocos, foi possível encontrar a localização aproximada em um mundo do Minecraft em um eixo. Isso, combinado com a observação da textura da água para dar a orientação, reduziu significativamente a área que precisava ser pesquisada em um mundo potencial.

Os fãs tentaram recriar a imagem bloco a bloco para ajudar os desenvolvedores que trabalham na engenharia reversa da semente. Colocações exatas de blocos eram necessárias para obter resultados exatos, mas dada a baixa resolução da imagem, era difícil descobrir onde cada bloco ficava.

Um upscaler de IA era necessário, e esse upscaler de IA precisava ser “treinado” com imagens do Minecraft. Milhões de capturas de tela foram enviadas pela comunidade do Minecraft como parte do esforço crescente para encontrar a semente para a imagem, e isso produziu uma imagem mais clara que ajudou os desenvolvedores a descobrir onde certos blocos deveriam ser colocados.

A partir daí, a cachoeira na imagem foi usada para a reversão da “semente do pedaço” – a semente do pedaço relacionada à parte da geração do mundo do Minecraft que determina a população do mundo (flores, animais etc.). O plano era converter as sementes em pedaços potenciais em sementes mundiais em potencial e, em junho deste ano, a pesquisa começou.

Devido ao grande número de sementes potenciais para mundos Minecraft gerados aleatoriamente (281.474.976.710.656), ninguém poderia verificar cada semente por conta própria. Em vez disso, os desenvolvedores usaram a plataforma de compartilhamento de computação BOINC para pesquisar todo esse seedpace para obter uma lista de cerca de 700.000 possíveis sementes mundiais. Em seguida, eles foram executados em outro programa que verificou se a altura do terreno correspondia à recriação de pack.png.

Em 1º de setembro, a equipe do Minecraft @ Home – a mesma que ajudou a desenterrar a semente do famoso panorama de fundo da tela de título do Minecraft em julho – desenvolveu um novo método de cracking de sementes para pack.png que qualquer pessoa poderia executar em seus computadores em casa, desde que tenham uma placa de vídeo Nvidia. Em um apelo ao Discord, o grupo pediu ajuda aos usuários, transformando o que levaria milhares de horas para ser concluído em um único computador em algo que funcionaria em apenas alguns dias. Quatro dias depois, na manhã de 5 de setembro de 2020, foi feito o anúncio de que a semente finalmente foi encontrada.

SalC1 confirmou que a descoberta é real, e para o exército de fãs do Minecraft em seu Discord e em outros lugares, é um momento emocionante. Agora, os jogadores de Minecraft em todo o mundo podem jogar no mundo que vêm encarando há uma década.

A semente para pack.png é:

  • 3257840388504953787
  • Coordenadas: x = 49, z = 0

Para obter a folhagem exata vista no pack.png original, você precisa gerar o mundo no Minecraft alpha 1.2.2a. Veja como fazer isso, cortesia de SalC1 por meio de seu Discord :

  • Crie um novo mundo na versão e saia do jogo.
  • Localize sua pasta de salvamento, abra o salvamento que você acabou de criar (deve se chamar “World1”) e exclua todas as pastas dentro dessa pasta. O level.dat, level.dat_old e session.lock devem permanecer.
  • Você então terá que abrir o arquivo level.dat com este programa: https://github.com/jaquadro/NBTExplorer/releases
  • Em “Dados”, altere o “RandomSeed” para o listado acima.
  • Salve e saia do NBTExplorer.
  • Abra o seu mundo, vá para os coords e você terá o mundo pack.png original!

Via Eurogamer

Leia também:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio