A Espanha acaba de apresentar um projeto de lei que visa regular os jogos que apresentam lootboxes, ou seja, proibir que pessoas menores de idade gastem dinheiro real em games. A intenção é fazer isso através de um sistema de verificação de idade baseado num documento de identidade.
Veja também:
Além disso, as editoras estão sendo obrigadas a adicionar uma opção para limitar o gasto máximo de um utilizador, além de revelar abertamente as porcentagens de obtenção dos diversos itens, algo que acontece em vários jogos no mercado.
Hoje, nesta sexta-feira (1º), o projeto deu mais um passo ao entrar na fase de audiência e informação pública, que vai permitir aos cidadãos opinarem sobre a lei. Segundo o artigo do Vandal, os cidadãos têm até o dia 23 de julho para fazerem isso. Ainda no site, é explicado com mais detalhes sobre as proibições que estão em cima da mesa, incluindo uma proibição quase total das lootboxes na publicidade.
Sendo assim, elas não podem ser anunciadas em plataformas físicas ou na web, incluindo redes sociais e canais de compartilhamento de vídeos (com exceção a páginas de games). A publicidade de lootboxes, criptomoedas e NFTs também só pode ser transmitida em rádio e televisão entre a 1h e às 5h.
Sobre as multas, as infrações podem ir de leves a gravíssimas, resultando em penalizações distintas. A mais leve pode receber uma multa de até 25.000 euros, enquanto a mais grave pode chegar a 3 milhões de euros. E aí, o que achou?