Europa aperta cerco contra as ‘loot boxes’; entenda

Agências de proteção ao consumidor em 18 países europeus apoiaram o relatório

Publicado em 02/06/2022 16:18
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um novo relatório encomendado pelo Conselho do Consumidor Norueguês concluiu que as ‘loot boxes’ nos jogos são ‘exploradoras e predatórias’. Agências de proteção ao consumidor em 18 países europeus apoiaram o relatório e pediram uma melhor regulamentação dos videogames.

O relatório usa FIFA 22 e Raid: Shadow Legends como estudos de caso para demonstrar o ‘amplo arsenal de truques para levar os consumidores a gastar tanto tempo e dinheiro quanto possível explorando os consumidores que esperam receber a recompensa, apesar de uma chance e probabilidade minúsculas de fazê-lo’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sobre o FIFA 22, o relatório destaca a suposta natureza exploradora do FIFA Ultimate Team, que incentiva os jogadores a obterem pacotes usando FIFA Points ou Coins, sendo que o primeiro só pode ser comprado com dinheiro real. Já em Raid: Shadow Legends, o relatório descreve o jogo como um jogo gacha que ‘incentiva e pressiona continuamente os jogadores a gastar dinheiro ou moeda do jogo para receber itens virtuais aleatórios’.

Além disso, foi destacada ainda as formas agressivas de marketing no jogo, design enganoso e padrões “escuros” que incentivam os jogadores a gastar o máximo de dinheiro possível. O relatório é concluído com uma série de recomendações específicas para os formuladores de políticas, incluindo a proibição de práticas de design enganosas.

É listado também todas as compras no jogo em moeda do mundo real, proibição de loot boxes em jogos que provavelmente serão jogadores por menores, maior transparências nos algoritmos e conjuntos de dados usados ​​em loot boxes e melhor fiscalização por parte das agências de proteção ao consumidor.

Na Europa, a regulamentação das loot boxes provavelmente recairá sobre a União Europeia, e não sobre os estados membros individuais. Quanto ao Reino Unido, o governo abriu uma consulta pública sobre loot boxes em 2020, mas ainda não tomou uma decisão com base no resultado da consulta.

Via: Ishraq Subhan/Eurogamer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar