A empresa que controla os serviços chefiados por Mark Zuckerberg, a Meta, indicou que as redes sociais Facebook e Instagram podem deixar de funcionar na Europa. Serviços de streaming, como Facebook Gaming consequentemente também serão interrompidos pelos jogadores de lá.
Veja também:
O problema seria por causa de uma nova lei europeia que impede ou restringe que dados gerados na Europa sejam armazenados, processados e compartilhados por meio de servidores estrangeiros, como o Meta, que está situado nos Estados Unidos.
Acontece que a companhia considera essencial a utilização desses dados entre regiões, para uma melhor disponibilização personalizada de anúncios e outros negócios. A nova lei da União Europeia pode prejudicar tanto a parte técnica quanto financeira da empresa. “Se não estivermos aptos a transferir dados entre e por continentes ou regiões em que operamos, ou se houver restrição em compartilhar dados entre nossos produtos e serviços, isso pode afetar a habilidade de garantir nossos serviços (…)”, diz o documento.
“Nós possivelmente podemos ser impedidos de oferecer uma quantidade de nossos serviços e produtos mais significativos na Europa, incluindo Facebook e Instagram”, fala ainda. Um executivo da Meta chegou a dizer que a empresa está buscando uma resolução ‘de boa fé’ para uma troca de dados mais segura, sem comprometer a navegação dos consumidores.
O que se espera é que um novo acordo seja encaminhado entre empresa e governos, ainda neste ano. Recentemente, o Facebook registrou a primeira queda da história em usuários únicos diárias, fazendo com que as ações da companhia caíssem bastante. Será que vai dar ruim?