De olho nos seus 700 milhões usuários que se envolvem com games mensalmente, o Facebook lançou nesta segunda-feira (20) seu app dedicado a jogos: o Facebook Gaming.
Veja também:
O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido principalmente para criar e assistir jogos ao vivo, mas também incluirá acesso a jogos casuais e comunidades de jogos. A transmissão por meio do aplicativo funciona por meio de uma função chamada Go Live, que permite que os usuários enviem fluxos de jogos para celular no mesmo dispositivo.
Esses fluxos podem ser compartilhados na página pessoal do Facebook de um contato, que a empresa espera que seja mais acessível do que rivais como o Twitch, que geralmente exigem a instalação de programas de terceiros.
Fidji Simo, chefe do aplicativo do Facebook, disse ao NYT que originalmente pretendia lançar o App em junho, mas seus planos foram acelerados pelo surto de coronavírus e o subsequente aumento da atividade de jogos.
“Investir em jogos em geral se tornou uma prioridade para nós, porque vemos os jogos como uma forma de entretenimento que realmente conecta as pessoas”, disse ela. “É um entretenimento que não é apenas uma forma de consumo passivo, mas um entretenimento que é interativo e une as pessoas” diz Simo, que disse ainda que a pandemia acelerou o lançamento no app. “Estamos vendo um grande aumento nos jogos durante a quarentena” apontou.
No mercado de streaming de jogos, o Facebook é o número 3 no total de horas assistidas, atrás do YouTube e do Twitch, de acordo com a Streamlabs. O Facebook Gaming estará disponível primeiro em dispositivos Android e atualmente aguarda aprovação no iOS .