Publicidade
Saiba mais

Falsificador de jogos retrô é preso após faturar mais de R$500 mil

No texto você pode conferir algumas fotos dessas falsificações
Gostou? Compartilhe!
Retro fake
Retro fake (Foto: Reprodução)
Publicidade

Após passar anos vendendo jogos retrô, um falsificador habilidoso foi descoberto e preso. O grupo Big Box PC Game Collectors demitiu Enrico Ricciardi depois que vários membros apresentaram cópias falsificadas de jogos clássicos que haviam comprado de Ricciardi. Estima-se que o homem chegou a faturar mais de R$ 500 mil reais.

Através de um documento público, o grupo detalhou sua investigação e evidências subsequentes contra Ricciardi. “Se você recebeu jogos de [Ricciardi], verifique-os atentamente e compare com os originais conhecidos”, falou.

“Aconselho a presumir que eles são falsos, porque nossa investigação descobriu um pouco mais de falsificações do que reais”, disse ainda. A investigação começou depois que um membro comprou Akalabeth, um primeiro lançamento do Templo de Apshai e uma Casa Misteriosa Japonesa de Ricciardi. No entanto, essa pessoa sentiu que algo estava errado em sua nova coleção e confrontou o falsificador sobre sua validade.

Continua depois da Publicidade

Alguns dos sinais indicadores de que os vários jogos forjados por Ricciardi eram de fato falsos eram coisas como furos nas embalagens que pareciam ser cortados à mão, materiais impressos que não pareciam estar alinhados com os processos de impressão da época de lançamento de um jogo e impressões de uma cor muitas vezes parecendo ser impressões de quatro cores.

Uma outra revelação de que esses jogos eram falsificados é que não havia dados de jogos nos discos quando testados. Abaixo, você pode ver alguns exemplos de falsificações de Ricciardi:

(Foto: BBPGC)
(Foto: BBPGC)

O grupo Big Box PC Game Collectors publicou um ‘guia anti-golpistas’ para os consumidores, após esta investigação. Que barra…

Via: Victoria Kennedy/Eurogamer

CONTEÚDO RELACIONADO