Publicidade
Cantando a bola

O que o mercado do Reino Unido está sinalizando com FIFA 22

Comportamento visto no Reino Unido tem tudo para indicar o começo de uma nova era de consumo
Gostou? Compartilhe!
FIFA 22
Neymar em FIFA 21. (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Nesta semana, o site GamesIndustry.biz apontou algo que pode certamente indicar o começo do fim de uma era dentro dos jogos: o consumo deles em mídia física. E o objeto de estudo para apontar isso pode ser visto na franquia de jogos de FIFA, que teve seus números de venda no Reino Unido revelados.

De acordo com o números, FIFA 22 já está no mercado, mas é no seu antecessor que uma tendência e tanto pode ser notada, já que FIFA 21 vendeu 42% menos cópias físicas do que no lançamento de FIFA 20. E o jogo recém lançado já aponta para um consumo maior de formato digital do que os jogos físicos.

Muita gente ainda acha que é cedo para se falar de um caminho sem volta, mas o fato é que com o lançamento dos consoles da nova geração com opções de rodar só jogos digitais, o recado parece ter sido algo como “não vamos cortar seus jogos na caixa de uma vez, mas vão se acostumando com esta realidade que vai ficar cada vez mais maciça”.

Continua depois da Publicidade

E de fato, do ponto de vista financeiro e até mesmo ecológico, parece que a versão digital está ganhando corpo nesta disputa. Como exemplo, basta considerar a embalagem de um jogo e ver o que isso movimenta até que um jogo chegue na loja:

  • Tinta para imprimir a capa
  • Papel dedicado na impressão
  • Armazenamento do produto
  • Produção do plástico da embalagem
  • Transporte de ambos até o local de montagem
  • Armazenamento
  • Transporte
  • Funcionários
  • Energia
  • Impostos

Numa conta rápida, são pelo menos custos que desapareceriam se fosse substituídos por um jogo totalmente digital, e isso tudo sem contar a mídia física em si. Claro, questões como impostos ainda existiriam em outros campos do digital, mas isto certamente ficaria muito mais enxuto.

De qualquer maneira, o comportamento no Reino Unido parece cantar uma bola que tem tudo para ser uma boa jogada para quem vende, um passe rápido para quem compra, e, se tudo correr bem, um golaço do meio ambiente.

FIFA 22 está disponível para as principais plataformas do mercado.

CONTEÚDO RELACIONADO