A proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi aprovada incondicionalmente na Sérvia. De acordo com a Reuters, a Sérvia juntou-se à Arábia Saudita e ao Brasil para fechar o acordo de US$ 68,7 bilhões de dólares, que está sendo examinado pelos reguladores antitruste em todo o mundo.
Veja também:
Foi afirmado também que a Microsoft, fabricante do Xbox, provavelmente oferecerá concessões aos reguladores da UE em breve, em uma tentativa de ajudar a impulsionar a transação. Uma das soluções apresentadas pela Microsoft consistiria principalmente em um acordo de licenciamento de Call of Duty de 10 anos com a Sony, fabricante do PlayStation.
“Em última análise, tal movimento poderia garantir uma autorização antecipada com a Comissão Europeia e, posteriormente, ser usado pelas partes perante outras agências antitruste”, falou Stephane Dionnet, sócio do escritório de advocacia McDermott Will & Emery.
“No entanto, resta saber se os reclamantes ativos validarão tais concessões (em particular em termos de escopo) e se os remédios comportamentais também serão aceitos pela CMA e pela FTC”, acrescentou, referindo-se à concorrência do Reino Unido e dos EUA.
Como a Comissão Europeia, a CMA lançou recentemente uma investigação aprofundada sobre o negócio, embora tenha sido alegado que a FTC poderia entrar com uma ação antitruste na tentativa de bloquear a aquisição.