Finanças
Levantamento do Serasa aponta que a demanda por crédito caiu 9,1% em 2023
Veja também:
O consumidor brasileiro deixou de buscar opções de crédito e recursos financeiros em 2023, de acordo com Indicador de Demanda dos Consumidores do Crédito da Serasa Experian, a queda no ano foi de 9,1%, na comparação com o ano anterior. Especialistas do mercado sinalizam que essa diminuição pode ser explicada por diferentes fatores.
Para o CEO da Bankerize, consultoria especializada na orientação e criação de fintechs, Thiago Rodolfo, além de um panorama complexo em que a economia brasileira está inserida, a constante queda na taxa básica de juros, vem gerando grande impacto no mercado financeiro.
Essa redução gera aumento na oferta, favorecendo o consumidor, em contrapartida, essa redução impacta diretamente na remuneração do correspondente Bancário, peça fundamental nesse processo, pois ele é intermediador entre cliente e instituição financeira.
“Também vale pontuar que o ambiente de incerteza econômica, pautado por fatores como instabilidade política e preocupações globais, também colaboram para uma postura mais cautelosa dos consumidores e das empresas em relação a contrair novas dívidas. Além disso, existe uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a buscar alternativas mais sustentáveis do ponto de vista financeiro e a evitar o comprometimento no orçamento familiar”, afirma Thiago.
Varejo, negócios e parcerias
Mercado aquecido
A Chocolife, empresa que atua no segmento de food service com a produção de chocolates saudáveis, sendo a pioneira em seu segmento, registrou um crescimento de 15% em 2023, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
Além de oferecer produtos que podem ser consumidos por qualquer pessoa, hoje, a empresa é a que mais atende consumidores que tenham alguma restrição alimentar, como diabéticos, celíacos, intolerantes a lactose, intolerantes a proteína do leite e veganos.
São mais de 80 opções entre chocolates, cremes, e recheios, produzidos sem açúcar, com alto teor de cacau, sem glúten, sem lácteos e com fórmulas exclusivas da marca. Para 2024 a expectativa da Chocolife é aumentar em 47% o número de suas vendas, alcançando um faturamento 40% maior.
Parceria Sustentável
O Grupo Enxuto, rede que hoje conta com mais de 40 unidades entre supermercados e lojas de proximidade, firmou uma parceria inédita com a Heineken se tornando a primeira rede de supermercados em São Paulo, com ponto de coleta para descarte de vidro.
A parceria acontece dentro do programa “Volte Sempre” da Heineken, uma das iniciativas de circularidade de embalagens da marca para estimular na população o hábito do descarte correto de embalagens. Com o acordo, sete unidades do Enxuto em Campinas já estão com a máquina de reciclagem de vidro da Heineken em funcionamento.
Até hoje, o programa Volte Sempre, já coletou mais de 430 toneladas de vidro, o que significa que 524 toneladas de matéria-prima virgem deixaram de ser extraídas do meio ambiente e mais de 190 toneladas de CO2 deixaram de ser lançados na atmosfera.
Sustentabilidade no esporte
A Moss, conhecida por seu compromisso com a conservação da Amazônia brasileira e sua plataforma de créditos de carbono, se tornou a mais nova patrocinadora oficial do Club Atlético Osasuna, tradicional clube da Liga Espanhola de Futebol.
A parceria inédita é um marco na sustentabilidade esportiva. Com o título de “Parceiro Global de Sustentabilidade”, a empresa compensará a pegada de carbono da equipe e atividades esportivas do clube no ano de 2023, tomando medidas concretas para reduzir e compensar a pegada e o impacto de 2024.
O projeto envolve a medição e compensação de todas as emissões de gases do efeito estufa geradas pelas atividades administrativas e esportivas do Osasuna, abrangendo seu emblemático Estádio El Sadar, escolhido o melhor estádio do mundo em 2021;
a Cidade Desportiva de Tajonar, que será reformada nos próximos meses; assim como os deslocamentos da equipe de ônibus e avião; e o consumo de água da entidade. A Moss será a responsável por calcular o inventário de carbono do clube e por neutralizar essas emissões por meio de créditos de carbono de conservação na Amazônia brasileira.
Risco climático, remuneração e ataque cibernético são alvos dos investidores na próxima temporada de AGOs
Segundo levantamento da consultoria global de governança Morrow Sodali, os principais temas de atenção dos investidores na próxima temporada de AGOs serão as políticas de remuneração de executivos e conselheiros de administração, riscos climáticos e ataques cibernéticos.
O levantamento está fundamentado na atualização das recomendações feitas pelas principais empresas de orientação de voto a investidores (proxy advisors), a Glass Lewis e a ISS (Institutional Shareholder Services). Para ler a análise das novas recomendações, acesse: https://morrowsodali.com/uploads/insights/attachments/265b4957621c474aa7ac34570dfd79a5.pdf
Sociedade e oportunidade
Primeiras Bebetecas de São Paulo chegam aos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli
Os CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli receberam as 12 primeiras Bebetecas de toda a rede municipal de educação de São Paulo. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, implementada pelo Instituto Baccarelli, a Bebeteca foi pensada para proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para crianças e suas famílias, permitindo o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento social, motor e cognitivo dos pequenos.
Nos espaços, o público tem acesso a livros, brinquedos e até fantasias, para estimular a criatividade durante a brincadeira. Além disso, as Bebetecas contam com um monitor com dedicação exclusiva, que ajuda a mediar a interação de bebês e seus responsáveis.
Dedicados exclusivamente a bebês de 0 e 3 anos e seus responsáveis, os espaços já estão abertos para o público, com funcionamento todos os dias, das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, acesse: https://www.institutobaccarelli.org.br/.
Universidade Corporativa Korú oferece bolsas de estudo 100% gratuitas pessoas em vulnerabilidade social
A Universidade Corporativa Korú está com inscrições abertas para seu programa de bolsas de estudo gratuitas. As bolsas integrais têm foco no público em vulnerabilidade social e são destinadas às mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiências, pessoas com mais de 50 anos e pessoas sem um emprego formal.
Os cursos profissionalizantes são das áreas de tecnologia, marketing e vendas, indústria e liderança e terão formato híbrido para quem estiver em Campinas (SP) ou São Paulo (SP) e no modelo EAD para o restante do país, com cargas horárias de 60 a 180 horas. Os interessados já podem se inscrever por meio do link https://escolakoru.com.br/.