PS5 box vazio
(Reprodução)

Aos que pensam que o golpe de envio de embalagens vazias em compras online é uma prática no qual somente os brasileiros sofrem, eis uma notícia: não estamos sozinhos nesse prejuízo. O site varejista do eBay nos Estados Unidos, por exemplo, já registra várias reclamações desse tipo de golpe, que agora está sendo muito praticado com caixas vazias de PS5.

Custando a partir de 600 dólares, os anúncios falsos estão se aproveitando da escassez dos consoles de nova geração do mercado e enganando compradores que estão dispostos a pagar mais caro pelo produto. E diante da repercussão desse tipo de golpe, a administração do eBay precisou se posicionar.

Estamos a tomar acções contra listagens fraudulentas no nosso marketplace. Para qualquer compra, mas especialmente para itens muito caros ou com muita procura, recomendamos que os compradores tenham cuidado e leiam a descrição,” disse o eBay numa declaração.

Os compradores que recebam um item que não corresponde com a descrição têm direito a um reembolso através do nosso eBay Money Back Guarantee, desde que a transação seja concluída no eBay Marketplace.

Para evitar cair no golpe da compra falsa em sites como eBay e Mercado Livre, vale sempre lembrar de algumas regras gerais:
• Verificar a pontuação do vendedor;
• Verificar diferença gritante de preços entre o praticado no mercado e o do anúncio suspeito;
• Se atentar na descrição do produto;
• NÃO COMPRAR numa plataforma onde não se conhece o procedimento.

O eBay reforça que a venda de caixas vazias não está de acordo com a política do site.

Leia também: