Publicidade
Saiba mais

GTA 6: Adolescente que hackeou o jogo fez tudo de um hotel com apenas um Amazon Fire Stick

O adolescente supostamente por trás do vazamento do GTA 6 já estava sob fiança por um crime diferente quando invadiu a Rockstar Games.
Gostou? Compartilhe!
GTA Fire Stick
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O hacker adolescente por trás dos hacks da Nvidia e do Uber usou um Amazon Fire Stick de um quarto de hotel para hackear a Rockstar Games e vazar imagens inacabadas de Grand Theft Auto 6, de acordo com uma reportagem da BBC. Processos judiciais recentes revelaram que Arion Kurtaj, então com 17 anos, foi originalmente preso em 22 de janeiro de 2022, por hackear várias empresas de telecomunicações, mas foi libertado durante uma investigação, apenas para fazer isso novamente no mês seguinte.

Kurtaj é apenas um dos membros de “uma gangue internacional de crimes cibernéticos responsável por uma onda de hackers contra grandes empresas de tecnologia”, segundo a BBC. O grupo é conhecido como Lapsus$. Em fevereiro de 2022, o adolescente continuou, desta vez usando suas habilidades de hacking para violar a Nvidia, fabricante de placas gráficas GeForce. Eles vazaram informações confidenciais e exigiram resgate e foram presos novamente em 31 de março de 2022.

Kurtaj foi enganado por hackers rivais antes de ser preso, de acordo com a reportagem da BBC, então ele foi levado e transferido para um hotel Travelodge em Bicester, Reino Unido, para sua própria segurança. Ele tinha “condições rigorosas de fiança, incluindo a proibição de acessar a Internet”, mas nem isso o impediu.

Continua depois da Publicidade

O hack da Rockstar Games, que levou ao vazamento de 90 videoclipes do GTA 6 em andamento, foi feito na privacidade do hotel. No que foi chamado de “flagrante desrespeito às condições de fiança”, Kurtaj usou um “Amazon Fire Stick na TV de seu hotel”, que permitiu ao hacker “se conectar a serviços de computação em nuvem com um smartphone, teclado e mouse recém-adquiridos”.

Kurtaj e um cúmplice menor de idade não identificado acessaram o Rockstar Games Slack e postaram que ele era um “atacante” e pediram que o desenvolvedor o contatasse dentro de 24 horas ou ele divulgaria informações confidenciais.

Mais tarde, em 2022, os clipes do jogo vazaram, mostrando uma versão inicial do GTA 6, apresentando dois personagens jogáveis no que parece ser uma versão moderna de Vice City. Em setembro de 2022, Kurtaj foi preso novamente e está sob custódia desde então. Kurtaj permanece sob custódia enquanto a investigação e o processo judicial continuam.

Via: Metro/BBC/Dotesports

CONTEÚDO RELACIONADO