Publicidade

Hideo Kojima levanta polêmica sobre mídia digital: “Isso é ganância”

Gostou? Compartilhe!
Kojima Gold Death Stranding
Hideo Kojima segura uma cópia do seu jogo Death Stranding, já finalizado. (Imagem: Reprodução/Twitter)
Publicidade

Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid e uma das figuras mais expressivas do mercado gamer, tem uma postura polêmica sobre as mídias digitais, e ao que tudo indica, isto se estende para músicas, livros, filmes e afins.

O argumento segundo ele seria a fragilidade desse tipo de arquivo diante de qualquer arbitrariedade que caia de repente para cima do usuário deste arquivo. “Não seremos capazes de acessar livremente os filmes, livros e músicas que amamos. estou com medo de. Isso não é ganância.” diz.

“Eventualmente, mesmo os dados digitais não serão mais propriedade de indivíduos por iniciativa própria. Sempre que houver uma grande mudança ou acidente no mundo, em um país, em um governo, em uma ideia, em uma tendência, o acesso a eles pode ser cortado de repente”

Continua depois da Publicidade
Hideo Kojma

Exemplificando o raciocínio de Kojima

Por exemplo, suponha que você tenha um jogo de futebol, e que neste game estejam vários jogadores épicos, como Edmundo e Romário. Suponha também que o desenvolvedor do título não tenha pago direitos autorais para estes atletas e ele entrem com um processo e ganhem. E diante disso, não há meio termo: ou pagam o que devem ou pagam uma multa e retiram os jogadores do game.

A empresa aceita a segunda, e de uma hora para outra, assim que você ligasse seu console com o jogo dentro, uma atualização impositiva arrancasse os cariocas do game, mudando para sempre o que houve um dia ali. Correto? Correto, triste para o jogador? provavelmente.

Fãs concordam e lembram de SH PT

Pelo Twitter, muita gente não só concordou com Kojima como também lembrou que algo neste sentido aconteceu com uma obra do japonês: Silent Hill PT. A demo da franquia foi retirada da PS Store tempos depois do projeto ter sido cancelado e Kojima largado a Konami.

CONTEÚDO RELACIONADO