Publicidade

Japonês criar TV “lambível” para simular sabor de alimentos em aulas e até games

Gostou? Compartilhe!
TV LAMBÍVEL
Japonesa demonstra a invenção em vídeo de divulgação do aparelho desenvolvido pro Homei Miyashita. (Imagem: Reprodução Twitter)
Publicidade

Mais uma invenção de ares inusitados acaba de repercutir no Japão até chegar ao ocidente. Desta vez, Homei Miyashita, um professor da Universidade de Meiji, apresentou um protótipo que promete entregar uma experiência de TV que simula o gosto de alimentos em uma parte do aparelho.

Veja também:

    Entretanto, vale adiantar que esta superfície da Taste the TV (TTTV) será apenas lambível, ainda que isto soe mais do que desconvidativo para os atuais tempos pandêmicos. O parelho usa um carrossel com 10 tubos de sabores que emitem jatos combinados em uma película que pode ser lambida pelo telespectador, que continua “tele” (distante) da comida, mas pode sentir a sentir sensações de amargo, doce, picante, salgado e mais.

    Pra usar onde?

    Embora a imaginação do povo já viaje para coisas do tipo sentir o sabor de uma lasanha feita pela Ana Maria Braga lambendo a TV de casa, a invenção está longe desse tipo de propósito, pelo menos por enquanto. Mas no que depender das expectativas do professor, a experiência gastronômica pode ir longe, literalmente.

    Continua depois da Publicidade

    “O objetivo é tornar possível para as pessoas terem a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”

    Homei Miyashita


    Além da ambição acima, o Professor Miyashita acredita que o uso da TV lambível pode se expandir para aulas culinárias, avaliações remotas de sommeliers e chegando até mesmo a ser usadas para fins de entretenimento, com charadas e até alguns tipos de games (o estúdio de Candy Crush curtiu isso).

    Toda essa experiência teria um custo comercial estimado em 875 dólares de acordo com o japonês, que demorou um ano para construir o primeiro protótipo do aparelho. O professor atualmente trabalha com uma equipe em torno de 30 estudantes para ajudar a aperfeiçoar o aparelho.

    Outras invenções

    Trocadilhos a parte, Homei pegou gosto pelo segmento e está inclinado a desenvolver outros aparelhos que combinam tecnologia e paladar. De acordo com a Reuters, o time do japonês já está trabalhando em alguns aparelhos, como um garfo que faz a comida parecer mais saborosa. Atualmente, as invenções do professor estão buscando investimento. Confira o vídeo da TV sendo usada abaixo:

    CONTEÚDO RELACIONADO