A gigante de móveis Ikea tomou uma atitude desesperada nos últimos dias. Ela enviou a um desenvolvedor independente uma carta de cessar e desistir revisada pela Kotaku, exigindo que ele fizesse alterações em seu jogo de terror de sobrevivência ambientado em uma loja de móveis semelhante à Ikea.
Veja também:
Os advogados que representam a loja estão alegando que o game comete violação de marca registrada porque alguns meios de comunicação fizeram comparações entre sua marca oficial e o jogo. A empresa sueca deu ao desenvolvedor Jacob Shaw apenas dez dias para “mudar o jogo e remover todos os indícios associados às famosas lojas Ikea”.
The Store Is Closed é um jogo de sobrevivência cooperativo inédito, criado por um desenvolvedor solo, sob o nome de estúdio Ziggy, e o jogo se descreve como ‘sendo ambientado em uma loja de móveis infinita’.
“Você precisará criar armas e construir fortificações para sobreviver à noite. Explore os laboratórios subterrâneos do SCP e construa torres para o céu para encontrar uma saída”, diz ainda a descrição. É importante ressaltar que em NENHUM dos materiais promocionais do jogo, na Steam, a palavra ‘Ikea’ foi pronunciada.
No entanto, apesar do jogo não estar à venda em nenhum lugar, os advogados da Ikea em Nova York escreveram para o desenvolvedor, exigindo que ele mudasse completamente qualquer coisa no jogo que pudesse lembrar as pessoas de sua marca.
“Nosso cliente soube que você está desenvolvendo um videogame, ‘The Store is Closed’, que usa, sem a autorização de nosso cliente, indícios associados às famosas lojas IKEA. Seu jogo usa uma placa azul e amarela com um nome escandinavo na loja, um prédio em forma de caixa azul, camisas amarelas com listras verticais idênticas às usadas pelo pessoal da IKEA, um caminho cinza no chão, móveis que parecem móveis da IKEA, e sinalização do produto que se parece com a sinalização da IKEA. Todo o exposto sugere imediatamente que o jogo acontece em uma loja IKEA”, diz a carta legal.
Na manhã desta segunda-feira (31), a Ikea UK forneceu a seguinte declaração:
Embora achemos lisonjeiro que outros sejam inspirados pela marca IKEA, devemos ser diligentes para garantir que as marcas registradas e a imagem comercial da IKEA não sejam mal aplicadas. Vários elementos do videogame atualmente correspondem em aparência às características da marca IKEA. Entramos em contato com o criador do vídeo e pedimos que fizessem alterações nesses elementos para garantir que isso não fosse mais o caso. Eles expressaram que entendem nossa solicitação e concordaram em fazer essas alterações. Isso tudo deve estar bem a tempo do lançamento esperado do jogo em 2024.
O que achou?