Quem não acompanha os bastidores da indústria de jogos eletrônicos pode ter se chocado com o título dessa matéria, mas isso é real: Alguns jogos de videogame custam mais de R$1 bilhão de Reais para serem produzidos entre a sua ideia e a ida deles para a prateleira.
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Contudo, por mais que esses games conhecidos popularmente pela sigla AAA sejam sinônimo de qualidade máxima, algo no mercado está se movimentando para mudar essa realidade, e no que depender de Matt Karch, CEO da Saber Interactive, isso já pe um caminho sem volta.
De acordo com Matt, essa era dos jogos que custam fortunas está em franco declínio. “Eu acho que a era do jogo triple-A de US$ 200 milhões, US$ 300 milhões, US$ 400 milhões está chegando ao fim”, disse ele durante uma uma entrevista publicada no início desta semana.
E o argumento para essa descrença vem de casa. A Saber Interactive é a criadora do game Warhammer 40.000: Space Marine 2, que recebeu várias indicações ao 2024 Game Awards, vendeu mais de cinco milhões de cópias e o melhor, custou apenas 1/4 do que custaram os AAA que saíram nos últimos anos.
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“Eu não acho que seja necessário.” completou Matt, dizendo ainda que isso “não seria apropriado”.
Jogando a favor desse discurso
A fala de Matt pode se somar a fatores que tem colaborado para deduzir que o futuro apontado pelo CO da Saber Interactive é algo com muita chance de acontecer. Questões como a IA e as demissões em massa na indústria gamer tem repercutido na imprensa internacional a ponto de pensamentos como o de Matt não estarem sozinhos.