Neste sábado (11), John H. Conway, renomado matemático que criou um dos primeiros jogos de computador, morreu aos 82 anos vítima de complicações do novo coronavírus. O falecimento foi comunicado à imprensa pela esposa, Diana Conway, no dia seguinte ao seu falecimento.
Veja também:
John residia em um lar de idosos desde julho de 2019, em New Brunswick, Nova Jersey, uma região com grande número de casos de COVID–19. O vírus atingiu alguns residentes do espaço, e Conway foi um deles.
De acordo com seu biógrafo, Siobhan Roberts, John Conway teve mais de de 60 anos de carreira, e um dos méritos do matemático para a comunidade gamer foi ter criado um dos primeiros jogos de computador, “The Game of Life” (O Jogo da Vida, em tradução livre). Até hoje, o jogo é muito usado em aulas de computação como exercício introdutório de programação, segundo Roberts.
Atualmente, Conway era professor da famosa Universidade de Princetown, a 6ª melhor do mundo, e costumava participar de alguns eventos de matemática para crianças, sempre tendo nos games o seu principal meio para se conectar à juventude. Levava uma vida simples e longe dos holofotes, de acordo com a esposa.
O Gabinete do Reitor de Pesquisa da Universidade de Princeton divulgou um comunicado ressaltando as glórias, talentos e estilos de comportamento que marcaram o profissional, que era tido como muito extrovertido pelos colegas mais próximos.
É uma semana sem precedentes para a comunidade gamer, que só nos últimos 7 dias perdeu pelo menos 3 profissionais que colaboraram de maneira significativa nesse mercado. Contudo, se as perdas anteriores tiveram sua chance de marcar seu nome na história dos videogames, muito devem a John H. Conway, matemático responsável pela criação de um dos primeiros jogos de videogame na história.
Saiba mais sobre o jogo da vida aqui.