God of war Kratos
Será o fim?

Nesta quarta-feira (16), a Sony realizou um evento com grandes novidades para os fãs de PlayStation, como o preço de seus dois consoles e data de lançamento mundial para ambos. E dentre as novidades, veio a bomba: Vai ter um novo God of War para PS5. E diante disto, um assunto desconfortável vem à mesa: Chegou a hora de Kratos morrer? [Spoilers sobre o game de PS4 á partir daqui]

O final de God of War de 2018 parecia sugerir que a morte de Kratos está chegando, e o jogo deu algumas dicas fortes de como isso pode acontecer em futuras edições da série. Se essas dicas são alguma evidência, o filho de Kratos, Atreus, pode ter um papel direto ou indireto em sua morte.

O game gira em torno das aventuras de Kratos e seu jovem filho, enquanto viajam para o pico mais alto em todos os nove reinos, a fim de espalhar as cinzas de Faye, a esposa recentemente falecida de Kratos. Pai e filho não sabem ao certo por que ela escolheu o pico mais alto como o lugar para homenageá-la, mas quando eles chegam ao destino final de Jotunheim, tudo se encaixa.

Ao chegar ao reino dos gigantes místicos no final da história de God of War, os dois são recebidos por uma variedade de murais que contam histórias do passado e do presente. Os murais no final de God of War fazem uma variedade de revelações surpreendentes, mas o mais interessante é que eles parecem prever a morte iminente de Kratos.

O que o final de God Of War diz sobre a morte de Kratos

O game parecia implicar fortemente que Atreus pode ter uma mão na morte de Kratos, especialmente porque o tema de um filho matando seu pai é recorrente na franquia. Por um lado, Kratos luta ao longo da campanha da história para dizer a seu filho que ele matou seu próprio pai Zeus, sem falar em sua primeira esposa e filho.

Também há um jogador em uma missão paralela em que um bandido é esfaqueado nas costas por seu próprio filho. Atreus fica chocado e fascinado com o que acontece, dizendo ao pai que não acredita que alguém faria isso. Definitivamente, isso poderia estar prenunciando o futuro de Atreus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é God-of-War-screen-2.jpg

Mas a evidência mais reveladora que o jogo trouxe sobre a morte de Kratos está nos murais que ele e Atreus descobrem ao chegar a Jotunheim. Os murais contam a história de como pai e filho viajaram para Jotunheim e, mais ainda, revelam que Atreus é realmente Loki. Mas uma das pinturas que Atreus parece não ver, é uma imagem dele segurando seu pai, enquanto Kratos aparentemente respira fundo. No mural algo está saindo da boca de Atreus, embora não esteja claro se isso significa simbolizar uma música ou outra coisa.

O mural também é cercado por antigas runas nórdicas. Embora não sejam traduzidos no jogo, os detetives da Internet sugeriram que as palavras são muito reveladoras quando traduzidas corretamente. Elas parecem dizer “morte”, “pai”, “lamentado” e “traído” e, se a tradução estiver correta, isso parece implicar fortemente que Atreus possa trair seu pai de alguma maneira.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é God-of-War-screen-3.jpg

Dado que Atreus é revelado ser Loki (Deus da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser, além de ser o responsável pelo Ragnarok), e na mitologia nórdica Odin adota Loki, pode ser que o Deus faça com que Atreus traia seu pai para vingar a morte de seus filhos. Embora pareça bem claro que as futuras sagas de God of War explorarão a morte de Kratos, ainda é o melhor palpite de qualquer um sobre como isso acontecerá. E você, o que acha?

Leia também: