Quem achou que roubos de carga ousados são crimes que acontecem somente no Brasil, precisa se atentar no que está ocorrendo com PlayStation 5 no Reino Unido. A terra da rainha tem registrado os crimes onde gangues estão assaltando caminhões para roubar caminhões que estejam transportando o console da Sony, que está em falta na região e em boa parte do mundo.
Veja também:
Contudo, se roubar num lugar onde os crimes são investigados com rigor já é algo ousado, o método de assalto empregado pelos assaltantes está deixando a imprensa local impressionada. Num planejamento digno de La Casa de Papel e com uma habilidade de pilotar a la Velozes e Furiosos, os bandidos estão assaltando os caminhões sem precisar para-lo.
Como é o roubo
De acordo com o que está sendo noticiado pelo The Times, após um planejamento minucioso, os ladrões se dirigem em vários carros para as rodovias onde os caminhões carregados de PS5 e outros itens valiosos estão fazendo sua rota costumeira.
Ao avistarem o alvo, os carros encurralam o veículo, forçando-o a diminuir a velocidade. Depois que isso acontece, um dos veículos encosta na traseira do caminhão, onde um dos ladrões vai pelo capô do carro até a porta do baú, que é arrombada para que ele entre e repasse os itens para o carro.
Além dos videogames, os bandidos procuram por itens que possuam volumes que consigam ser facilmente manuseados nesta situação, como celulares, cosméticos, cigarros e até televisores, dependendo do tamanho.
A prática, batizada de “rollover” já foi feita pelo menos 27 vezes ao longo de 2020 e tem se intensificado ainda mais neste final de ano. A polícia suspeita que a gangue tenha a ajuda de cúmplices que estejam atuando de dentro das transportadoras. Confira um vídeo de um rollover feito na Romênia em 2012, no auge da ousadia: de noite: