Publicidade
Páginas polêmicas

Livro sobre bastidores de estúdios gamers traz curiosidades e crueldades

m novo livro do repórter de jogos Jason Schreier revela as histórias por trás de vários fechamentos de estúdios de jogos proeminentes, incluindo o estúdio BioShock Irrational e o desenvolvedor Dead Space Visceral.
Gostou? Compartilhe!
Bastidores gamers
Qual é o custo emocional do game que chega até você?
Publicidade

O mercado acaba de ganhar mais um livro sobre o universo gamer, mas este trata de um ponto especial: os bastidores dos estúdios que desenvolvem os jogos. Prometendo contar coisas curiosas, engraçadas e polêmicas, o Press Reset, obra do jornalista gamer Jason Schreier se apoiará em grande parte em suas vivências e depoimentos coletados em algumas oportunidades.

Dentre os estúdios citados, estarão histórias de gente que fez obras como BioShock Irrational e o desenvolvedor Dead Space Visceral. E é aqui que uma parte polêmica pode ser mais uma vez levantada pelo jornalista, que tem um histórico de investigação e marcação cerrada contra a cultura do cruch.

Outro ponto levantado pelo atual jornalista da Bloomberg é a instabilidade dentro desses lugares, seja ela empregatícia ou emocional. “Os videogames geram US $ 180 bilhões por ano. Por que esta indústria é tão incapaz de manter os trabalhadores felizes, saudáveis ​​e empregados de forma estável? Pressione Reset faz essa pergunta e explora algumas soluções para esses problemas.” questiona Jason.

Continua depois da Publicidade

Em sua entrevista ao VGC, Jason comenta ainda um pouco mais sobre o modus operandi dentro desses estúdios. De acordo com ele, o Press Reset promete abordar histórias de gente que foi demitida desses lugares por cometerem um pequeno erro, que embora não tenha sido exemplificado, dá a entender de que se trataria de algo facilmente contornável.

Jason aponta seu sniper crítico também para a própria profissão dentro da indústria de jogos: “Acho que [a indústria dos jogos] está tão volátil como sempre foi, o que é desconcertante”, disse ele. “Faz sentido que um campo como, digamos, o jornalismo seja instável o tempo todo, porque gera dinheiro zero.” diz.

Contudo, o livro também tem espaço para curiosidades mais leves, que falaram do lado bom desse processo de desenvolver um game que, afinal de contas, é criado para entreter e divertir quem joga.

“O livro inclui histórias sobre Irrational (BioShock), Visceral (Dead Space) e 38 Studios / Big Huge Games (Kingdoms of Amalur Reckoning). Os leitores conhecerão muitas histórias humanas, desde pessoas que talvez já conheçam ( Warren Spector , Ken Levine ) até pessoas que ainda não conhecem (Gwen Frey, Zach Mumbach).

O livro é o resultado de quase dois anos de reportagem, e que ele considerou seu melhor trabalho até agora. “Press Reset é um livro sobre o que acontece com as pessoas quando os estúdios de jogos fecham, e há muito lá dentro”, define Jason.

Press Reset pode ser adquirido agora na Amazon.

CONTEÚDO RELACIONADO