Nascido em 24 de agosto de 1964, Mark Cerny é um designer, programador, produtor e executivo de entretenimento americano do mercado gamer. Figura famosa no meio, Cerny está no meio desde os anos 80, e atualmente é o grande nome por trás da arquitetura do PlayStation 5.
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Trabalhos anteriores
Mark Cerny já colaborou com suas habilidades de programador, produtor, designer e empresário para empresas como Atari, Sega e Crystal Dynamics . Pela Sony, Cerny trabalhou por mais de 20 anos ao lado de Ken Kutaragi, considerado o pai do PlayStation.
Dentre suas inúmeras colaborações na empresa, somam-se os cargos arquiteto-chefe dos sistemas PlayStation 4 (PS4) e também do PlayStation Vita (PS Vita);
Colaborações em jogos
Major Havok (1983, arcade) Programador, Designer
Marble Madness (1984, arcade) Programador, Designer
Shooting Gallery (1987, Master System) Programador, Designer
Missile Defense 3D (1987, Master System) Programador, Designer
Shanghai (1988, port para Master System) Programador
California Games (1989, port de Master System) Programador
Dick Tracy (1990, Genesis) Programador, Designer
Kid Chameleon (1991, Genesis) Programador, Designer
Sonic the Hedgehog 2 (1992, Genesis) Produtor
Crash ‘N Burn (1993, 3DO) Programador, Designer
Total Eclipse (1994, 3DO) Programador, Designer
Disruptor (1996, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot (1996, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro the Dragon (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Crash Bandicoot 3: Warped (1998, PlayStation) Produtor Executivo, Designer
Spyro the Dragon 2: Rage Ripto (1999, PlayStation) Produtor Executivo
Crash Bash (2000, PlayStation) Produtor, Designer
Spyro: Year of the Dragon (2000, PlayStation) Consultor de Projeto
Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001, PS2) Programador
Ratchet and Clank (2002, PS2) Designer
Jak II (2003, PS2) – Programador, Designer
Ratchet & Clank: Commando Indo (2003, PS2) Designer
Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (2004, PS2) Consultor de Projeto
Resistance: Fall of Man (2006, PS3) Consultor de Projeto
Uncharted: Drake Fortune (2007, PS3) Consultor de Projeto
Ratchet & Clank: Tools of Destruction (2007, PS3) – Consultor de Projeto
Resistance 2 (2008, PS3) Designer
God of War III (2010, PS3) Consultor de Projeto
Killzone 3 (2011, PS3) Consultor de Projeto
Prêmios
2004 – prémio Lifetime Achievement Award, atribuído pela International Game Developers Association;
2010 – Inserido no “Hall of Fame” da Academy of Interactive Arts & Sciences.