Na semana passada, a Marvel prestou homenagem aos 60 anos de Nick Fury com um one-shot de aniversário de tamanho duplo. A edição, escrita por Al Ewing, é uma grande celebração de um dos personagens mais duradouros da Casa das Ideias, mas também marca o fim da estrada para Nick Fury Sr., que encerra a edição decidindo fazer uma pausa na proteção da Terra-616.
Veja também:
A edição especial celebrou o passado, presente e futuro de Fury com várias vinhetas interconectadas, todas escritas por Ewing e desenhadas por Scott Eaton, Tom Reilly, Adam Kubert e Ramon Rosanas. Se você quiser evitar spoilers para o problema, pare de ler agora… Mas caso não ligue para isso e não aguente esperar pela edição brasileira, pode continuar!
Na história, Nick Fury Jr. encontra uma nova versão misteriosa de S.C.O.R.P.I.O., que está tentando colocar as mãos na Chave do Zodíaco. Investigar essa nova ameaça o leva a mergulhar na história de sua família. Depois de alguns flashbacks agitados, que documentam a história de papai com o poderoso objeto, ele segue para a lua para uma luta com S.C.O.R.P.I.O., que se revela ser Rebecca Hargrove, uma parente distante de Howling Commando Red Hargrove.
Depois de derrotá-la, Fury Jr. se encontra com seu pai e Uatu. Fury Sr. revela que está farto de ser, nas palavras de seu filho, “a manipulative S.O.B” e está pegando a Chave do Zodíaco e deixando o universo para trás. “Chame isso de férias”, diz Fury Sr., antes de admitir que está cansado de “olhar para todos através de uma maldita mira de atirador”.
E assim ele passa o papel de defensor da Terra para seu filho, que observa: “Existem universos que precisam do Nick Fury original mais do que este… Existem aposentadorias piores.”
Sobre Nick Fury
Introduzido pela primeira vez em maio de 1963, Sgt. Fury e seu Howling Commandos #1, o Nick Fury original lutou muito e muito na Segunda Guerra Mundial. Desde então, ele teve seu processo de envelhecimento retardado pela Fórmula Infinity, juntou-se primeiro à C.I.A. e então S.H.I.E.L.D., descobriu a invasão secreta da Terra pelos Skrull, foi punido pelos Vigilantes e trabalhou como o “Homem na Parede” de Uatu e um defensor da Terra. Honestamente, não é de admirar que ele goste de uma pausa.
Em nossa própria realidade, é claro, provavelmente há uma razão mais pragmática para esse desenvolvimento. Estamos a apenas algumas semanas do lançamento do programa de TV, Secret Invasion, da Disney Plus, que contará com a participação de Samuel L. Jackson voltando como Nick Fury.
Fury Jr. é visualmente baseado no ator (assim como a encarnação do personagem no Universo Ultimate, que inspirou a escolha do elenco do MCU de Jackson em primeiro lugar), então faz sentido que o editor queira arrumar a continuidade dos quadrinhos movendo seu antecessor fora do tabuleiro, pelo menos por enquanto.
O roteiro de Ewing também fornece uma conclusão comemorativa satisfatória para o personagem, enquanto deixa a porta aberta para seu eventual (e, convenhamos, inevitável) retorno, em algum momento. Enquanto isso, Fury Jr. está pronto e disposto a continuar protegendo a Terra-616 não como outro homem na parede, mas, como diz o quadrinho, o homem para o trabalho.
E vale lembrar que o personagem já esteve presente em alguns jogos, sendo o mais famoso no arcade do Justiceiro dos anos 1990.