Xbox Live Gold
Imagem: Divulgação

Depois de anunciar alterações em seu contrato de serviços, a Microsoft esclareceu que não tem intenção de renomear o Xbox Live ou de interromper o Xbox Live Gold. O serviço de assinatura paga da Microsoft é necessário para que os jogadores do Xbox One experimentem o multiplayer online, fato que causou um relacionamento estranho entre jogadores online no Xbox One e pessoas que jogam exatamente os mesmos jogos no PC e não precisam pagar nada pela jogabilidade online.

É um momento tumultuado para a Microsoft, pois seu novo console, o Xbox Series X, se prepara para competir com o PlayStation 5, da Sony. Os consoles da nova geração estão sendo anunciados incansavelmente, inclusive com novos jogos. Mas os videogames não são a única coisa que importa durante o lançamento de um novo console.

Novas formas de tecnologia devem ser lançadas para dar suporte a estas ousadas inovações técnicas dos dispositivos, e serviços on-line devem ser configurados para garantir uma experiência agradável para os jogadores. E com o lançamento de férias da próxima geração cada vez mais próximo, ainda há muita coisa no ar.

Algo que pode ser discutido é o Xbox Live, que atua como serviço de Internet on-line da linha Xbox desde o primeiro console lançado em 2002. Em uma recente atualização do Microsoft Services Agreement, a gigante da tecnologia substituiu o termo ” Xbox Live” pelo “o serviço online Xbox“, que indicava para alguns espectadores atentos que o Xbox Live estava sendo renomeado ou possivelmente eliminado completamente.

A Microsoft esclareceu em comunicado ao The Verge, alegando que a frase “serviço online do Xbox” foi usada apenas para definir recursos gratuitos, como solicitações de amigos, dos serviços premium fornecidos pelo Xbox Live Gold. Nenhuma alteração real está chegando ao serviço Xbox Live.

A empresa também afirmou que não tinha intenção de interromper o Xbox Live Gold, o que algumas pessoas especularam que seria o caso quando a Microsoft fez mudanças para a nova geração de console. É claro que o serviço está em declínio, pois o serviço online mais popular da Microsoft, o Xbox Game Pass, continua a crescer e prosperar.

O Xbox Live Gold também apresenta problemas logísticos no mundo dos jogos online, especialmente quando se considera títulos como Halo Infinite, um game de lançamento para o Xbox Series X. Os desenvolvedores informaram que o modo multiplayer de Halo Infinite seria totalmente gratuito. Se o Xbox Live Gold persistir na nova geração de console, isso pode ser um problema significativo para o novo dispositivo, pois os jogadores podem não estar dispostos a pagar por algo que poderiam obter gratuitamente no PC.

Esta e muitas outras perguntas serão respondidas pela Microsoft antes do lançamento do Xbox Series X. Há muito para se entusiasmar com a nova geração de console, mas também há muita coisa completamente desconhecida. A Microsoft e a Sony têm muitas lacunas a serem preenchidas antes do lançamento de seus consoles, e o desempenho delas pode ter um grande impacto na próxima geração.

Leia também: