Os jogos de luta crossover não são novidade. Desde os primórdios dos lutadores de arcade, os desenvolvedores estavam emparelhando seus jogos com outras franquias e até entre si, criando um confronto legal de mundos para fãs de diferentes estúdios. Hoje em dia, a maioria dos crossovers tende a acontecer em lutadores de plataforma como Super Smash Bros. e MultiVersus, mas parece que uma das franquias clássicas de crossover de arcade, SNK vs. Capcom, pode ter um grande retorno.
Veja também:
19 anos se passaram desde SNK vs. Capcom: SVC Chaos, a última entrada adequada da série que colocou personagens de franquias como The King of Fighters e Street Fighter uns contra os outros. É muito tempo para uma franquia ficar adormecida, mas de acordo com o produtor da SNK, Yasuyuki Oda, o interesse em reviver SNK vs. Capcom (ou Capcom vs. SNK para os jogos desenvolvidos pela Capcom) vem crescendo desde o torneio de jogos de luta EVO 2022 que aconteceu neste mês de agosto.
Durante esse evento, pôsteres promocionais foram compartilhados com personagens da SNK e da Capcom juntos, e parece que a reação geral entre os fãs foi muito positiva. Tanto que Oda disse ao VGC que “reconfirmou” o interesse do público em um novo jogo de crossover. Ele chegou ao ponto de chamá-lo de “provavelmente uma das coisas mais desejadas” de toda a comunidade mundial de jogos de luta.
Quando perguntado se a SNK e a Capcom estão interessadas, Oda afirmou que está “definitivamente” interessado em fazer um novo jogo em algum momento, acrescentando que acha que “todos os lados, em ambas as partes, estão interessados em tornar realidade”. Apesar disso, a SNK aparentemente ainda não teve nenhuma conversa séria sobre isso com a Capcom, então parece que os planos não estão em andamento até agora.
Mas Oda enfatizou que a SNK tem muita experiência com crossovers, então se as duas empresas decidirem fazer um renascimento da SNK vs. Capcom, não deve demorar muito para dar o pontapé inicial.
Oda não é o único desenvolvedor que manifestou interesse em trazer SNK vs. Capcom de volta. Por outro lado, Hideaki Itsuno, da Capcom, que dirigiu Capcom vs. SNK 2, afirmou no ano passado que adoraria dirigir uma sequência. Embora esteja ocupado atualmente com as séries Devil May Cry e Dragon’s Dogma, ele disse que está “mais do que disposto” a voltar ao gênero de jogos de luta, desde que tenha orçamento e equipe para fazê-lo.
Se SNK vs. Capcom realmente retornará é uma pergunta que só o tempo responderá, mas pelo lado positivo, os fãs da SNK têm um renascimento confirmado a caminho. Na EVO, foi anunciado que um novo jogo Fatal Fury está em andamento, marcando a primeira nova entrada da série em mais de 20 anos.