Nesta sexta (28), o navegador gamer Opera GX anunciou uma ação que promete proteger a “reputação de seus usuários”. Trata-se do chamado “Fake My History”, um recurso totalmente novo que substituirá seu histórico de navegação por uma tela limpa após sua morte (ou duas semanas de inatividade), “para que você não precise se preocupar com alguém descobrindo seus prazeres.” nas palavras da empresa.
Veja também:
Como funciona
O usuário pode seguir usando sua programação normal, que, conforme lembra a empresa, pode ir dos vídeos de gato aos conteúdos mais “picantes”. Entretanto, após 14 dias consecutivos de inatividade, o Opera GX escaneará seu histórico automaticamente e limpará tudo dali para trás.
E no lugar do rastro de links deixado pelo usuário, quem acessar a aba de históricos do Opera GX verá uma versão completamente fictícia, mas “surpreendentemente agradável”, nas palavras da empresa, j[a que tudo que poderá ser visto são coisas como “oportunidades de trabalho voluntário local”, “cursos online gratuitos para crescimento pessoal”, “como incentivar a votação em minha comunidade”, “como construir uma casinha de pássaros” e outras ações ligeiramente despistadoras.
Diretor do Opera comenta a ferramenta
“Na vida, não há saves, respawns ou checkpoints – qualquer coisa pode acontecer. Quando acontece, do que você será lembrado? Do travesseiro de corpo da Lara Croft que você encomendou online? Com o ‘Fake My History’, estamos apagando o passado e substituindo suas travessuras digitais escandalosas por uma versão totalmente falsa do seu histórico de navegação”, disse Maciej Kocemba, Diretor de Produto do Opera GX.
Também dá para mudar esse tempo
Ao optar pelo recurso, os usuários podem ter seu histórico de navegação excluído automaticamente após 14 dias consecutivos de inatividade e substituído por um conjunto cuidadosamente selecionado de URLs variados. Para não fazê-los esperar, eles também podem selecionar a opção “Finja que eu já estou morto” e o recurso entrará em vigor imediatamente.
Sobre o Opera GX
Desde seu lançamento em 2019, o Opera GX se tornou rapidamente o navegador de escolha para milhões de jogadores que buscam uma experiência personalizada na internet. Juntamente com inúmeras opções de personalização, incluindo temas de cores, efeitos sonoros, música de fundo e um design inspirado em jogos, o GX inclui limitadores de CPU, RAM e largura de banda de rede que tornam o navegador menos exigente de recursos e deixam mais recursos do computador disponíveis para jogos. O navegador também inclui o recurso Hot Tabs Killer, que permite aos usuários encerrar as guias que mais consomem recursos, e o GX Cleaner para limpar arquivos indesejados antigos. O Opera GX lançou seu próprio servidor no Discord, que agora possui mais de 400 mil membros.