Publicidade

Pela segunda vez, chilenos podem ter o melhor jogo da América Latina

Gostou? Compartilhe!
BIG Festival
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A ProChile, agência de fomento às exportações do governo chileno, marca presença no BIG Festival, maior festival de games independentes, que acontece entre 03 e 09 de maio, em formato online e gratuito. Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro 

Um dos destaques do Festival é a premiação dos melhores jogos independentes do ano com a entrega do troféu BIG. Com recorde de inscrições, o júri selecionou mais de 90 jogos de 25 países diferentes e o Chile pode levar a estatueta com “The Signifier: Director´s Cut” em cinco categorias: Melhor Jogo, Melhor Jogo Latam, Melhor Narrativa, Melhor Arte e Inovação, da empresa Playmestudio e com o game “Shikon-X Astro Defense Fortress”, da Kindermann Corp, na disputa pelo melhor jogo da América Latina.  

O reconhecimento de “The Signifier” encheu de orgulho esta empresa chilena independente, especialmente pelo destaque de primeiro projeto em evento-chave para o setor.

Continua depois da Publicidade

“O BIG Festival é o mais importante da América Latina e um dos mais relevantes para o mercado de games mundialmente. Por isso estamos muito felizes com as indicações, pois é uma grande oportunidade e abre muitas portas para a exportação do nosso game pelo mundo”, afirma David Fenner, diretor de criação da Playmestudio.  

A presença chilena nesta edição virtual também acontecerá por meio da delegação composta por 23 empresas dentre as quais estúdios e desenvolvedoras de game, em sua maioria indie (jogos independentes criados por uma pessoa ou pequenas equipes), para a rodada de negócios com o objetivo expandir os negócios do Chile no mercado de games, posicionando-o como uma das principais referências latino-americanas para o mundo bem como promover parcerias estratégicas com empresas e fomentar novos negócios e oportunidades.  

“Para as nossas empresas, o Brasil é um mercado estratégico e uma referência em videogames, por isso estamos trabalhando constantemente para facilitar a integração e a chegada de desenvolvedores nacionais ao Brasil.

Nesse sentido, o BIG Festival é uma grande plataforma. A indústria chilena é reconhecida nos principais mercados mundiais por sua capacidade produtiva, por isso estamos confiantes de que importantes alianças podem ser desenvolvidas com parceiros locais ”, afirma María Julia Riquelme, chefe do escritório comercial da ProChile em São Paulo.  

A participação em eventos como o BIG Festival é fundamental para o Chile, cujas exportações, em 2019, corresponderam a 82% do faturamento do setor, declarado pelas mais de 50 empresas consultadas, para elaboração de seu último levantamento de dados sobre o mercado de games no País.

Para repercutir a evolução do mercado chileno bem como seu protagonismo no cenário internacional presidente da Associação dos Desenvolvedores de Videogames do Chile, Guillermo Gomez Zara, fará a palestra “A década de Desenvolvimento de games no Chile”, em 6 de maio, quinta, às 16h. 

Sobre ProChile 

ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover a oferta exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo. 

Sobre o BIG Festival 

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina.

Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro. 

Siga o Observatório de Games nas redes sociais


CONTEÚDO RELACIONADO