Publicidade
Entenda

Pirataria de mangá atinge rombo milionário e Google é pressionado na justiça

O governo japonês chegou a atualizar sua lei de pirataria na Internet, proibindo o download de mangás piratas
Gostou? Compartilhe!
Pirataria no Japão
Pirataria no Japão (Foto: Divulgação)
Publicidade

No ano de 2019, aconteceu uma caçada humana global ao gerente do site de pirataria de mangá ‘Manga-Mura’. Romi Hoshino, cidadão japonês e gerente, foi preso em Manila sob acusações de violação de direitos autorais. Em junho deste ano, ele foi considerado culpado, sentenciado e multado. Depois disso, sobrou até para o Google.

Após Manga-Mura ser fechada, um local novo surgiu para preencher o vazio, o Manga Bank. A NHK relatou que quatro grandes editoras de mangá, incluindo Shueisha, de One Piece e Naruto, estão acusando o Manga Bank de violação de direitos autorais, e estão prestes a prosseguir com um processo.

Segundo os editores, edições inteiras de seus mangás foram carregadas no Manga Bank, sem permissão. Agora, um tribunal nos EUA ordenou que o Google divulgue dados sobre as operações do Manga Bank, incluindo nome, endereço, número de telefone e endereço IP do indivíduo. O Manga Bank foi lançado no final de 2019, mas foi fechado no começo de novembro.

Continua depois da Publicidade

O Kyodo News relatou que a Authorized Books of Japan, organização dedicada ao combate à pirataria, estimou que 208,2 bilhões de ienes (US$ 1,8 bilhão de dólares) em conteúdo de mangá foram carregados no site durante esse tempo. Se for comparar, Manga-Mura teve a pior violação de direitos autorais na história japonesa, que custou supostamente cerca de US$ 2,93 bilhões de dólares em danos.

Um oficial da Shueisha falou que os editores devem proteger o trabalho dos criadores, garantindo que o mangá seja lançado de maneira correta. Essa não é a primeira tentativa de combate à pirataria no Japão, quando se trata de mangás.

No ano passado, o governo japonês atualizou sua lei de pirataria na Internet, para fortalecer os regulamentos e proibir o download de mangás piratas. No começo da semana, o secretário-chefe de gabinete do Japão, Hirokazu Matsuno, falou que “o governo e os ministérios relevantes se coordenarão de perto para tomar medidas eficazes” no combate aos sites de pirataria de mangá.

Via: Brian Ashcraft/Kotaku

CONTEÚDO RELACIONADO