No exato momento desta postagem, a mais recente temporada de The Witcher está no ar pela Netflix, mas saber disso já foi mais animador. Bem diferente do hype que inspirou memes em sua primeira temporada, o clima dessa vez é de “ok, vou por na lista.”
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E diante dessa queda notável de interesse e consequentemente audiência, alguns apontamentos já foram feitos por críticos, internautas e até por gente da produção do seriado protagonizado por Henry Cavill até aqui, afim de entender se a magia do hype já acabou mesmo.
E uma das falas mais polêmicas foi feita por Tomek Baginski (criador das cenas cinemáticas para o game The Witcher para PC e atuou como co-produtor na adaptação da história para a NETFLIX), que durante uma entrevista dada ao canal Imponderabilia, teorizou sobre uma parte do público que precisa ser levada em consideração: Os jovens.
“Curtos períodos de atenção”
De acordo com o produtor, essa geração, que é viciada em redes sociais como Tik Tok e YouTube, está habituada a vídeos curtos, o que lhe colocaria características como curto período de atenção, o que, por sua vez, lhe dificulta absorver qualquer conteúdo que se estenda muito em seu desenrolar.
“Quando se trata desas atrações [seriados], quanto mais jovem é o público, menos interessa a lógica disso tudo. Essas pessoas cresceram no TikTok e no YouTube, pulam de vídeo em vídeo”, disse Baginsk.
Questionado pelo apresentador sobre o que seria relevante para eles, respondeu “apenas emoções. Emoções puras.”.
A geração faz isso a si mesma
Na sequência, o entrevistador Karol Paciorek intervém e diz ele é esse tipo de pessoa a quem o produtor se refere, e ouviu seguinte frase: “Ok, então é hora de falar sério. Queridos filhos, o que vocês fazem a si mesmos os torna menos resistentes a conteúdos mais longos, a longas e complicadas cadeias de causa e efeito.”.
A provocação ganhou um comentário à altura. “O que está escondido nessas suas palavras é que você não consegue fazer um conteúdo do qual as crianças/jovens gostem”. Sem se exaltar, o produtor procurou exemplificar que o processo de absorver uma informação um pouco mais complexa é algo que demanda um certo esforço por parte qualquer receptor, e as redes sociais seriam boas em simplificar esse processo, deixando os jovens habituados sem muita dificuldade de entenderem o que se vê por lá, uma vez que tudo é em vídeo e não lido.
A terceira temporada de The Witcher está disponível para assistir agora na Netflix.