Aqui uma bela oportunidade para aqueles que buscam por oportunidades em outros países. A Austrália acaba de informar que os desenvolvedores de jogos que planejam imigrar para o país, tenham mais facilidade devido às novas diretrizes de migração qualificadas implementadas internamente. Desta forma, o país está por se tornar um dos locais mais atraentes – se já não fosse por vários motivos – para ter como sede estúdios de desenvolvimento de jogos.
Veja também:
The Australian Priority Migration Skilled Occupation List (PMSOL)
A Lista de Ocupações Qualificadas de Migração Prioritária Australiana ou em inglês com a sigla PMSOL terá vinte e duas novas funções, entre elas habilidades relacionadas ao desenvolvimento de games e softwares como forma de melhorar o mercado de jogos no país. O PMSOL já tinha sido anunciado em setembro de 2020 e as expansões vem sendo implementadas aos poucos para levar trabalhadores qualificados e ajudar a econômia a crescer pós-COVID.
Para aqueles que não conhecem, a Lista de Ocupações Qualificadas de Migração Prioritária Australiana é uma forma que facilita a entrada no país de profissionais das áreas de atuação incluídas nela, que podem solicitar um visto de isenção de restrição de viagem relacionadas à pandemia. O país já possui um programa onde a melhor forma de conseguir um visto de trabalho para imigrar para a Austrálio é por meio do Australian Skilled Migration, que se aplica a uma lista de ocupações da Lista de Ocupações Qualificadas (SOL).
Estas 22 adições à lista de ocupações consideradas como trabalhos qualificados refletem interesses corporativos da nação e os mercados em expansão, principalmente da indústria de jogos que só cresce ano a ano e tem sido uma das pouco afetadas pelo COVID, levando em consideração a parte de desenvolvimento de softwares. Além da parte de jogos, a lista agora possui 41 ocupações, incluindo outras como ciência espacial e especialistas em multimídia.
Esta é uma grande notícia para as empresas do setor e também para os indie, principalmente porque o país possui um forte incentivo de leis culturais para o setor de entretenimento, visto que pequenas e grandes produções utilizam a Austrália para gravar seus filmes. Mesmo que o país tenha sido restritivo nos últimos anos em relação aos jogos, vale sempre ressaltar que um jogo classificado como 16 anos para o público dos EUA, pode levar outra na Austrália, como 18. Mas isto não torna o país como um componente negativo para a indústria.
Principalmente se lembrarmos que a própria indústria de games se mostrou tóxica desde sempre com acusações que estão vindo a público de abuso de poder, sexual e principalmente com obras antigas de jogos onde personagens femininas viraram masculinas pois “jogos sempre foram coisa de meninos.”
Para saber mais a respeito do visto, clique aqui.