O que de outra forma teria sido um anúncio bastante insignificante, a notícia de que alguns jogos antigos de Duke Nukem estavam chegando a um portátil Evercade, explodiu após a rápida descoberta de que a promoção do pacote incluía um monte de imagens terríveis geradas por IA. Abaixo está uma das imagens – já excluídas – como compartilhada pela primeira vez, que mostra Duke parado no topo de uma pilha de… alguma coisa, atirando em… outra coisa com duas armas grandes.
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É sabido que eles são uma editora de videogames e uma empresa de hardware, não um estúdio de arte, mas certamente alguém em algum lugar observou para esta imagem por mais de três segundos, porque mesmo olhando para ela você pode ver pelo menos meia dúzia de bandeiras vermelhas. As pernas humanas não se dobram assim!
Por que há uma mancha de tinta cinza entre o braço direito e a arma? Por que a coronha da arma em sua mão esquerda está dobrada em seu antebraço assim? Onde está o pé esquerdo dele? Por que as chamas que saem da arma dobram? O que está acontecendo com o dedo no gatilho aqui?
Mas podemos fazer um adendo a isso, sem defesa ao uso – confirmado – de Inteligência Artificial: Duke sempre foi bizarro! E se muitos forem leitores de quadrinhos irão se lembrar de desenhistas de super heróis que é melhor esquecer, com seus traços medonhos. Como foi o caso de Humberto Ramos que acabou sendo apelidado de Ruimberto Ramos. Seus personagens possuem certos erros de proporção que… só vendo.
E que tal lembrarmos de Rob Liefeld, com o seu famoso Capitão América? E Rob chegou a ser o desenhista mais bem pago dos anos 1990!
Portanto, muitos erros mesmo que atrelados ao uso da Inteligência Artificial, ainda são “preguicite” humana. As mesmas perguntas feitas acima, ficam para o principal: por que raios a pessoa que usou a IA não revisou? O programa não resolveu do nada fazer uma arte. Alguém foi lá e jogou os dados e… não fez o seu dever. Portanto, a crítica ao uso das IA é correta, mas também naqueles que são preguiçosos.
Desta forma, empresas são obrigadas a virem a público e se desculparem pelo total problema com seu material promocional. E isso porque alguém internamente também não fez o papel de revisor. E após protestos de fãs e artistas, a empresa-mãe da Evercade excluiu todo o material promocional fornecido por Manuel (que eles disseram em um tweet agora excluído era “muito talentoso” e “premiado”), além de se desculpar e dizer que estavam “removendo a arte sempre que possível” (parece que essa arte foi apenas para fins promocionais e não é usada nos próprios jogos). Uma declaração de seu CEO diz:
“Nas últimas 24 horas, ficamos emocionados com o apoio e a empolgação com nossos novos anúncios de cartuchos e nossa parceria com a Gearbox para trazer a franquia Duke Nukem para Evercade.
Como parte disso, um artista foi contratado para produzir uma imagem principal para o novo jogo Duke Nukem 1+2 Remastered desenvolvido pela Blaze Entertainment. Está bastante claro pela resposta nas mídias sociais que o trabalho nesta comissão ficou abaixo da expectativa e dos padrões exigidos pelos fãs devido ao uso de IA pelos artistas no processo.
Estamos removendo imediatamente a arte sempre que possível e anunciaremos uma comissão de substituição no devido tempo que melhor atenda ao alto padrão esperado.
Gostaríamos de pedir desculpas a vocês, todos os fãs, que se sentiram muito apaixonados por isso e, por favor, tenham certeza de que estão trabalhando para remediar isso. Também gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam no projeto até o momento por suas contribuições.”