Publicidade

Que nem game: Carros da BMW terão microtransações

Gostou? Compartilhe!
Painel BMW
Painel do modelo BMW X4 M Competition. (Imagem: Divulgação).
Publicidade

Nesta semana, a BMW foi notícia em alguns meios de comunicação por um recurso que poucos imaginariam ter em um carro de luxo: microtransações. Muito popular nos games, esse mecanismo, que nada mais é do que um sistema de compras inserido dentro de uma plataforma, está agora em modelos como o BMW 530e, e conta com uma série de itens de personalização que podem ser adquiridos ali no carro mesmo.

Veja também:

    Painel da loja virtual da BW

    Assim como nos jogos, o carro oferece alguns itens sugeridos como melhoria de performance, que são vendidos separadamente na loja virtual da empresa. No caso do 530e, um dos recursos que pode ser comprado na ConnectedDrive é o feixe de luz auxiliar. O jornalista especializado em carros, Jake Groves, compartilhou sua experiência com isso no Twitter.

    No depoimento acima, Jake estava dirigindo à noite, quando se lembrou que o carro possuía os tais feixes de luz auxiliares e resolveu aciona-los. E para sua surpresa, embora o item já viesse de fábrica, uma mensagem surgiu no painel avisando que isso só poderia ser ativado mediante pagamento extra na loja virtual da empresa.

    Confira outras compras que podem ser feitas pela loja virtual

    Suporte para Apple CarPlay – £ 265 / $ 300

    BMW Drive Recorder (grava 40 segundos de filmagem do painel) – £ 15 por mês / £ 199 ilimitado

    BMW Music (música ilimitada fornecida pelo Napster) – £ 79 por ano

    BMW Online (notícias, previsão do tempo e pontos de interesse) – £ 39 por ano

    Serviços de concierge (acesso a uma central de atendimento para ajudá-lo a encontrar locais específicos) – £ 89 por ano

    IconicSounds Sport (executa um ruído falso do motor através dos alto-falantes para soar como se você estivesse correndo) – £ 99

    Pacote de atualização de mapa (mantém seu mapa GPS atualizado) – £ 79 por ano

    Informações sobre estacionamento na rua (mostra as vagas disponíveis) – £ 29 por ano

    Informações de trânsito em tempo real (avisa sobre congestionamentos e perigos) – £ 49 por ano

    Serviços remotos (bloquear, desbloquear e encontrar seu carro usando seu telefone) – £ 29 por ano

    Polêmica

    Assim como nos games, condicionar uma melhor performance mediante um pagamento extra divide opiniões. Enquanto alguns apontam que é imoral cobrar para deixar um carro mais seguro, outros entendem isso como uma personalização normal do veículo.

    Vale lembrar que a BMW já faz uso desses recursos desde o final de 2019, mas somente agora as novidades começaram repercutir. “Queremos que nossos clientes aproveitem todos os produtos, digitais e outros serviços juntos como uma experiência perfeita”, disse Jens Thiemer, vice-presidente sênior de cliente e marca da BMW, em um comunicado. Ainda de acordo com Jens, a ideia é deixar o consumo personalizado e prático para os motoristas desses veículos.

    “Nosso objetivo é garantir que o cliente não tenha mais que se adaptar às especificações de seu veículo, mas que o veículo seja voltado para suas necessidades pessoais e individuais.” conclui Jens sobre o sistema de micro transação, que também pode ser adicionado também por meio de todos os canais digitais do BMW Group.

    CONTEÚDO RELACIONADO